Depois de um ano desempregado, dos quais três meses ficou no Calçadão com uma placa de papelão com a mensagem: “Estou desempregado. Me ajude por favor! Deus abençoe”, Fabiano Manhães Laurindo, 30 anos, foi contratado como auxiliar de loja, pelo Atacado São Paulo, inaugurado em Campos no último dia 22. Através da placa, ele chamou a atenção de um funcionário da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, que o levou até o órgão da Prefeitura de Campos, localizada nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. A subsecretaria encaminhou 35 pessoas para trabalhar na empresa, que é capixaba, e atua no ramo de material escolar, de escritório, informática, cartuchos, produtos de higiene e limpeza, entre outros artigos.
Segundo a subsecretária Joyce Lessa, o órgão tem estado atento à questão do emprego e ao perfil dos candidatos, como aconteceu com Fabiano e os demais candidatos encaminhados à empresa. Além de intermediar o contato entre contratado e contratante, a subsecretaria também vem oferecendo suporte total a quem busca uma oportunidade de trabalho, através de cursos, divulgação de vagas de emprego, dicas e orientações para um currículo adequado e como se portar em entrevistas.
“No dia da inauguração, ficamos muito felizes e orgulhosos em ver as pessoas que passaram pela subsecretaria começando a trabalhar. Foi muito emocionante”, contou Joyce, acrescentando que a subsecretaria participou de todo processo de seleção dos candidatos, desde à divulgação das vagas, passando pela triagem, pré-seleção, até chegar as entrevistas finais.
Fabiano conta que a ideia de usar a placa surgiu enquanto assistia a uma reportagem na televisão. “Achei bacana porque chama a atenção e eu queria chamar atenção de empresários que passavam ali no Centro. Tinha dia que ficava lá o dia todo, sem comer e beber água, mas Deus me honrou”, disse o jovem. Fabiano reconhece a conquista do emprego, principalmente, nos dias atuais, em que a pandemia acabou agravando a situação do desemprego no país.
A estratégia de Fabiano funcionou e ele chamou a atenção de um funcionário da Subsecretaria de Qualificação e Emprego. “A placa chamou a atenção dele. Fui lá e Joyce (subsecretária) me atendeu. Colocaram meu nome na seleção do Atacado São Paulo e, dia depois, fui chamado para uma entrevista uma semana depois. Fiz exame e comecei a trabalhar. Sou muito grato”, ressalta Fabiano, que preencheu uma das vagas de Pessoas Com Deficiência (PCD), oferecidas pela empresa. Ele conta que perdeu a audição aos 19 anos, o que não lhe impede de exercer suas atividades profissionais.
Antes de ficar desempregado, Fabiano trabalhava como repositor em outra empresa. De origem humilde, Fabiano conta que, apesar das dificuldades da vida adulta, teve uma infância feliz. “Valorizo muito minha história. Fui criado em Custodópolis, em Guarus. Minha infância foi boa: joguei bola, soltei pipa, brinquei muito”, conta Fabiano, que gosta de esportes, já tendo praticado futsal adaptado.
Contato subsecretaria - Diariamente, a subsecretaria divulga, por meio da rede social
@camposqualificacaoeemprego, vagas disponíveis, capacitações e dicas para ajudar na busca de uma oportunidade de emprego e como melhorar seu desempenho profissional. A Subsecretaria de Qualificação e Emprego funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. Contatos também podem ser feitos através dos telefones (22) 98152-0968.