Cerca de 40 crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento Despertar, Pequeno Jornaleiro e Renascer, ligadas à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), escreveram as cartinhas para o Papai Noel e foram atendidas pela ONG Rede Abrigo, participando do projeto “Cartinha Acolhedora”, organização social que atua na proteção a crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Os presentes são diversos, entre eles, brinquedos, maquiagem, roupas e outros itens, que serão entregues às crianças e adolescentes na noite de Natal, mantendo a esperança, magia e tradição da data festiva.
Os presentes são doados pela ONG Rede Abrigo, por meio de voluntários que apadrinharam as cartinhas dos assistidos, levando esperança e atendendo a pedidos feitos para o Papai Noel. As instituições beneficiadas com os presentes acolhem crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) encontrados em situação de risco.
O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, revela que Natal é a melhor época do ano, quando se comemora o nascimento de Jesus. “É a época também em que somos convidados a sermos melhores para as pessoas e situações ao nosso redor. Somos chamados para fazer a diferença. A missão que Deus nos deu esse ano é linda. O Natal é uma data de reflexão, fé, paz, harmonia, alegria, amor e esperança. Ver a alegria deles ao saber que foram atendidos, nos contagia. A gente percebe que a possibilidade de poder escolher o próprio presente dá voz para elas, dá dignidade, dá identidade, porque não é qualquer presente, é o presente que ela quer e isso importa. Isso muda e aumenta a autoestima”, afirma o presidente.
O vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, elogiou a parceria entre a ONG e a FMIJ. “Estamos sempre prontos para atender as vontades das crianças e adolescentes, pois queremos os mesmos para os nossos filhos. Acredito que um ato simples para uma pessoa pode mudar o mundo do outro. Independentemente de estar dentro de um acolhimento, eles também terão uma noite mágica de Natal, com presentes e todo carinho”, afirmou.
Segundo a gerente da Casa de Acolhimento Renascer, Fátima Barreto, a doação dos presentes enche o coração de todos de alegria. “Nós agradecemos cada presente doado às nossas crianças, podemos ver o quanto eles ficaram felizes por terem seus desejos realizados. Temos muito a agradecer o projeto que vem ajudando a nossa unidade, desejo que essa parceria permaneça e vamos ter um final de ano com muita gratidão. Percebemos no sorriso das crianças as expectativas de um novo ano, com muito mais esperança, esse carinho só nos reforça o que já acreditamos, na causa que a gente milita com a esperança de um futuro melhor”, frisou.
A gerente da Casa de Acolhimento Pequeno Jornaleiro, Gerusa Nascimento, diz que o trabalho desenvolvido é muito importante. “Essa data é muito significativa para as nossas crianças e adolescentes. Através do Projeto Cartinha Acolhedora, eles puderam confeccionar suas próprias cartinhas e, no momento em que foram confeccionadas, era nítida a felicidade no rostinho de cada um deles, confiando e tendo certeza da realização dos seus sonhos”, declarou.
Ainda de acordo com a gerente da Casa de Acolhimento Despertar, Diana Rocha, o momento é de esperança. "Renasce no coração das crianças a esperança de escrever o presente para o Papai Noel e ganhar o que realmente foi pedido. É muito gratificante poder fazer parte desse projeto, que estamos há alguns anos. A ONG nos ajuda com orientações e informações. Foi muito bom receber esses brinquedos. Todos já estão ansiosos pela noite de Natal", esclareceu.