A Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) realizou, nesta segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos oferecidos pela instituição, por meio do Programa Qualifica Jovem, que tem por finalidade formar cidadãos para o futuro. O prefeito Wladimir Garotinho prestigiou o evento, além dos cerca de 140 alunos e responsáveis.
“Agradeço o convite feito pelo presidente da Fundação e fiz questão de desmarcar algumas reuniões para poder estar presente. O espaço onde funciona a Fundação é simbólico para a minha família, pois foi criado pelo meu pai em 1989. Deixo um desafio para todos: de inserir o curso de soldador e irei dar todo apoio e suporte necessário. Campos é terra de oportunidades e agora ainda mais com o Porto do Açu, e para isso as pessoas precisam estar qualificadas”, informou o prefeito Wladimir Garotinho.
Os cursos oferecidos pelo Programa Qualifica Jovem foram Gastronomia, Informática Básica e Informática Avançada, para adolescentes de 14 a 17 anos. Já os cursos de Informática Básica, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos (RH), foram destinados para jovens de 18 a 21 anos, por meio do Programa Qualifica Polo.
A aluna do Qualifica Jovem, Brenda Nunes informou que o curso de Assistente de Recursos Humanos mudou a vida dela. “Eu me formei no ensino médio e não consegui ter a minha formatura por conta da pandemia, e hoje, para mim, estar como oradora da turma é um grande privilégio. O curso veio no melhor momento, fiquei muito feliz quando soube que estava dentro do quadro e tinha acabado de ganhar meu neném. O fato de ter sido online, contribuiu muito para que eu pudesse me formar. Agradeço demais a todos da Fundação. O curso me ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal”, disse.
O presidente da Fundação, Fabiano de Paula, relatou a importância dos cursos na vida dos jovens. “Estou muito emocionado na primeira formatura na gestão Wladimir Garotinho e na nossa gestão. Quero parabenizar a todos os alunos. A Fundação era um orfanato de crianças, criado pelo Monsenhor Severino. Deparei-me hoje com a carteirinha de um funcionário, Efrain, que está na Fundação há 30 anos. A instituição foi criada pelo Anthony Garotinho, e o funcionário se tornou como grande exemplo. Meu desejo que todos se qualifiquem cada vez mais. A pandemia nos trouxe muitas limitações, mas estamos conseguindo qualificar nossos jovens, ocupar o tempo deles com atividades produtivas e que vão contribuir tanto para a vida escolar como, futuramente, para a vida profissional”, declarou.
O coordenador do programa Qualifica Jovem, Raphael Carreira, que já foi aluno, informou a importância de se dedicar e colher bons frutos. “Eu ingressei no quadro de alunos da FMIJ em fevereiro de 2000 e tenho muito orgulho dizer que a Fundação foi grande responsável, junto com meus pais, na formação do meu caráter e hoje posso retribuir tudo que a instituição fez por mim, orientando os alunos. O dia de hoje é de muita alegria. Finalizamos mais um semestre e a FMIJ tem como objetivo formar cidadãos não só na parte pedagógica, mas também na parte social. A FMIJ forma homens e mulheres para o bem”, ressaltou.
O vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, relembrou os momentos que era assistido pela Fundação. “Eu sei a importância dos programas da Fundação, perdi meu pai com oito anos de idade e ingressei nos programas, além da Guarda Mirim. Tive, além dos cursos, a formação do meu caráter”, relatou.
Participaram ainda da mesa o vereador Leon Gomes; o diretor de Serviços e Programas de Juventude da FMIJ, Diego Augusto; o presidente da Câmara de Campos, Fábio Ribeiro; a coordenadora do Programa Qualifica Polo, Meire Jane Mesquita; e os instrutores dos cursos acolheram os jovens antes da entrega dos certificados. Os vereadores Bruno Pezão, Kassiano Tavares e Pastor Marcos Elias também participaram do evento.
No primeiro semestre, 77 jovens do Programa Qualifica Jovem participaram dos cursos de Gastronomia e Informática Básica. Ao todo, 35 adolescentes fizeram o curso de Gastronomia e 42 o de Informática. Dos 35 jovens que fizeram o curso de Gastronomia, este ano, 11 eram meninos e 24 meninas. Entre os que fizeram o curso de Informática Básica: 16 meninos e 26 meninas.