Notícia no detalhe
“Todos contra a dengue” nas escolas da rede municipal
As Secretarias de Educação e Saúde uniram-se no Projeto “Todos contra a dengue” para combater e prevenir a ação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A Coordenação de Ciências da Educação, supervisores de área do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e agentes multiplicadores se reuniram nesta sexta-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação, para discutir sugestões de atividades a serem desenvolvidas na campanha de volta às aulas nas 60 unidades escolares do município.
As coordenadoras de Ciências, Carla Sales, Claudete Soares e Jussara Ferreira explicaram que cada escola participará com dois agentes multiplicadores, sendo um educador e um auxiliar de serviços gerais, alem de cinco agentes mirins dos 5º e 6º anos de escolaridade. “Os auxiliares foram escolhidos para participar do projeto, pois são eles que cuidam da limpeza e organização da escola”, acrescentou Jussara.
Como a dengue vem tirando a vida de muitas pessoas, o projeto será estendido à comunidade. Confecção de jornais, panfletos, histórias em quadrinhos, redações, poesias, paródias, desenhos, vídeos, fotografias, fantoches, realização de palestras com a equipe do CCZ, entrevistas, gincanas, teatros e passeatas serão desenvolvidos de acordo com o tema que será abordado se maneira interdisciplinas nas unidades.
A coordenadora do núcleo de Educação em Saúde do CCZ, Luzinete Fernandes, informou que o mosquito transmissor da doença está cada vez mais resistente aos larvicidas, por isso, todo o cuidado é necessário quanto ao lixo e a água parada. Foi comantada a questão da dificuldade de combater os focos nas casas fechadas e terrenos abandonados. Luzinete disse que muitas denúncias são realizadas e que a equipe está orientada a ir ao local para que o tratamento esteja garantido.
No próximo dia 30, às 8h, no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF), será realizado um seminário direcionado aos professores e funcionários das escolas da rede municipal de ensino e supervisores de área do CCZ. O encontro será para capacitar os agentes multiplicadores e agentes mirins que atuarão em suas comunidades.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda