Depois das festividades por conta da virada de ano em Farol de São Tomé, considerada uma das mais movimentadas da região, o sábado (01), primeiro dia do ano, amanheceu com a praia campista limpa, com avenidas e ruas principais sem lixo, como se não tivesse sido realizada nenhuma festa. Equipe da secretaria de Limpeza Pública estão em Farol desde o início da semana passada, preparando tudo da melhor forma, para moradores e veranistas.
Mas quem pensa que essa preocupação do governo Wladimir Garotinho na área de serviços públicos aconteceu somente em Farol por conta da virada do ano, está enganado. Nos últimos anos, a cidade esteve submersa em um “mar” de lixo e mato, que cresciam nas ruas na área central, periferia e interior. No bairro que sedia o Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede do poder executivo, o mato chegava a cerca de um metro de altura. Desde que assumiu a Prefeitura, Wladimir Garotinho determinou a realização de mutirões para dar agilidade à limpeza da cidade.
ESTATÍSTICA - De janeiro a dezembro foram retiradas das ruas do município, mais de 150 mil toneladas de lixo, sendo a maior parte nos cinco primeiros meses do ano, onde foram retiradas mais de 85 mil toneladas de matos e entulhos na área central do município e interior.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura contava apenas com uma equipe de 30 pessoas, da Vital Engenharia, atuando na limpeza de ruas. Hoje, são seis equipes, o aumento de turmas promoveu, além de maior agilidade na limpeza da cidade, geração de emprego. Uma equipe noturna foi criada especialmente para retirada de entulhos.
Diversas ruas e avenidas recebem semanalmente os serviços da pasta, como capina, varrição, roçada, pintura de meio-fio e retirada de entulhos, de forma simultânea e progressiva, devido a extensão territorial do município. Além das ruas, mais de 4 mil bueiros foram limpos pela Secretaria de Serviços Públicos.
MUTIRÃO - Goytacazes foi o primeiro bairro a receber o mutirão de limpeza, ainda na primeira semana de janeiro. Desde então, outros locais foram também beneficiados pelo mutirão, a exemplo de Rio Preto, Ururaí, Parque Eldorado, Guarus, Dores de Macabu, Vila Nova, Morro do Coco, Nova Brasília, Parque Esplanada, Tapera, Pq Guarus, Jd. Carioca, Pq Prazeres, IPS, Novo Joquei, Campo Novo, Jockey, entre outros bairros. Pontos turísticos de Campos como a trilha que dá acesso ao Morro do Itaoca, Lagoa de Cima e Farol de São Tomé, também receberam mutirão de limpeza.
PEVE – Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE), estão sendo remodelados, com área média de 1600 metros quadrados. A prefeitura entregou à população quatro novos PEVEs, o primeiro a ser entregue está localizado no Parque Santa Rita. Já o segundo local exclusivo para descarte de entulhos, foi criado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora, assim como o da Avenida Zuza Mota e o do Flamboyant. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, outros serão entregues, como por exemplo, o do Parque Julião Nogueira que está em fase final de conclusão de obras.
Os PEVEs, apelidados pelo executivo de entulhódromo, visam dar maior ordenamento ao descarte de entulhos, galhadas, inertes e até mesmo aos materiais de coleta seletiva. O espaço dá mais dignidade aos moradores das ruas próximas aos pontos, já que estes são cercados, com guaritas e total controle de entrada do material a ser descartado, com funcionamento das 7h às 19h, incluindo sábados, domingos e feriados.
PONTO CRÍTICO - A Secretaria de Serviços Públicos está de olho em quem insiste em depositar lixo e entulho em vias públicas. Vários “Pontos Críticos”, locais onde constantemente há colocação de material pela população está sendo limpo, porém, de acordo com a pasta, o acúmulo de materiais nesses locais é persistente. A secretaria tem mapeado os pontos onde é verificado a colocação de lixo e entulho, seja por moradores dos bairros, carroceiros ou por comerciantes.