A Policlínica da Terceira Idade, no Parque Tamandaré, inaugurada no início de setembro pelo prefeito Wladimir Garotinho, realizou 10.519 atendimentos médicos este ano. Com a criação da policlínica, a unidade passou a oferecer 14 especialidades médicas, além de atendimentos socioassistenciais, com equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, assistente social e psicóloga. No local, também foi um dos postos de vacinação contra a Covid-19, onde foram vacinadas 5.938 pessoas. A Policlínica funciona no Clube da Terceira Idade, que também oferece cursos, como de artesanato, aulas de violão e de canto, além de aulas de hidroginástica.
Desde o início do ano, o espaço já vinha sendo preparado para receber os idosos. A partir da flexibilização das medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19 e o avanço da vacinação contra a doença, o atendimento foi sendo retomado, gradativamente, principalmente porque este público foi o primeiro a se imunizar.
A Policlínica é administrada pela Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada às Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e Saúde. “Ao realizar mais de 10 mil atendimentos médicos, vimos a importância que a Policlínica tem para os nossos idosos. Eles vão ao geriatra e, de lá, são encaminhados para outras especialidades médicas. Temos idosos que foram encaminhados pelos nossos oftalmologistas para cirurgia de catarata e, também, realizaram exames importantes, afirma a subsecretária, Rosilani Tavares, lembrando que a Policlínica passou a oferecer especialidades médicas que, antes, não tinha.
Entre as especialidades oferecidas na Policlínica da Terceira Idade, estão Geriatria, Urologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Otorrino, Cardiologia, Pneumologia, Angiologia, Ortopedia, Oftalmologia, além de Odontologia. A unidade conta, ainda, com Farmácia, que é polo de dispensação de medicamentos. As marcações são feitas através dos telefones (22) 98126-3889 e (22) 98175-0571.
“Além das consultas, este ano, pudemos oferecer aulões de hidroginástica e equilíbrio, além de palestras importantes de prevenção. Com as consultas médicas, cuidamos da saúde, mas também pensamos na prevenção: no bem-estar físico e mental dos nossos idosos. O Clube da Terceira Idade é um local de convivência, importante para a troca de experiências entre as pessoas dessa faixa etária, onde também são desenvolvidas atividades de terapia ocupacional que ativa funções mentais e as habilidades motoras dos idosos, além de proporcionar momentos produtivos de socialização”, ressalta a subsecretária.
BUSCA ATIVA – Nos meses de abril e maio, a equipe da subsecretaria retomou o contato, por telefone, com os 30 mil idosos cadastrados no Clube da Terceira Idade, para saber como estavam e se já haviam se vacinado. “Fizemos uma busca ativa para saber como estavam porque, quando a pandemia começou, em março de 2020, os idosos ficaram muito vulneráveis. Além de terem sido as primeiras vítimas, no início da pandemia, também, tiveram que se isolar para a própria proteção e muitos ficaram sem cuidar de outros problemas de saúde e sem acompanhamento médico”, disse a subsecretária Rosilani Tavares.
Nos meses seguintes, veio a retomada gradativa dos atendimentos, a distribuição da Carteira do Idoso. “Desde o início, os agendamentos são feitos por telefone. A equipe ligava, perguntava sobre a vacinação e sobre as necessidades deles naquele momento e avaliava se estavam aptos a receber atendimento presencial. Desde o início, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e, para receber atendimento, é preciso apresentar o cartão de vacinação. A retomada pelo atendimento aconteceu de forma gradativa, seguindo os protocolos previstos em decretos municipais”.