As obras de reforma, ampliação e reestruturação do novo Hospital Geral de Guarus (HGG) seguem a todo vapor e receberam, na tarde desta terça-feira (11), a visita do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e secretário de Saúde, Paulo Hirano. A previsão é de que a primeira etapa da obra, que compreende as novas instalações para Urgência e Emergência, iniciada no dia 29 de novembro de 2021, seja concluída em seis meses.
A visita de Hirano foi acompanhada do subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves; o superintendente do HGG, Vitor Mussi; o diretor do Hospital São José, Dante Pinto Lucas; o diretor clínico do HGG, Hélio Novaes; a diretora administrativa do HGG, Raquel Melo; o chefe da manutenção do HGG, Paulo César Cordeiro; e a assessora da direção do HGG, Solange Nascimento.
- As obras estão em ritmo muito acelerado. Ficamos felizes com essa evolução e temos certeza que muito rapidamente, daqui a poucos meses, a parte inicial da grande reforma do Hospital Geral de Guarus estará pronta para ser entregue à população -, disse Hirano, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho por ter priorizado a saúde e, assim, poder oferecer assistência de qualidade à população.
Está em fase de conclusão a escada de acesso ao piso superior que abrigará o compartimento onde será instalada a casa de máquinas do sistema de ar refrigerado central. Também está na fase final a construção das paredes de alvenaria do pavilhão que abrigará os serviços de Urgência e Emergência, com entradas respectivamente pela Avenida José Carlos Pereira Pinto e Avenida Santa Rosa.
A Emergência será composta por cerca de 17 compartimentos que estão em fase de conclusão, entre os quais estão as salas de espera, de classificação de risco, consultórios pediátricos e adultos, salas para medicação, reidratação e isolamento, além de banheiros, fraldários, serviço social e administração.
Já na Urgência, também em estágio avançado de construção, há a sala de urgência e observação vermelha com a capacidade para nove leitos e a amarela com capacidade para 25 leitos. Tem ainda salas de atendimento de urgência; consultórios; sala de observação e de medicação; de isolamento; de reidratação e de curativos. Todos voltados para atendimento pediátrico e adulto. Anteriormente, foram concluídas a soldagem das vigas metálicas e a pintura, que formam a cobertura do novo complexo de salas e corredores.
Fiscalização - O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge William Cabral, ressalta a fiscalização das obras para assegurar a qualidade dos materiais e do trabalho que vem sendo realizado. “As obras estão em ritmo acelerado conforme requer o prefeito Wladimir Garotinho. A secretaria de Obras e Infraestrutura tem acompanhado os trabalhos de perto e podemos avalizar que todo material empregado nas construções, bem como os trabalhos realizados, estão dentro das normas de especificações”, informa o secretário.