Notícia no detalhe
Prefeito sanciona lei de Programa de Bolsas de Pesquisa Científica
A concessão das bolsas acontecerá por meio de programas específicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme publicado no Diário Oficial
O prefeito Wladimir Garotinho sancionou a lei do Programa Municipal de Bolsas de Pesquisa Científica, Tecnológica, Extensão e Empreendedorismo, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Trata-se da Lei número 9.130 de 17 de dezembro de 2021, publicada no Diário Oficial do dia 5 de janeiro - aqui , e atualizada na Lei nº 9.134, de 11 de janeiro – aqui
Os valores das bolsas e/ou taxas de bancada variam até R$ 1.500. O objetivo, segundo ele, é “estimular a vocação científica e a formação de novos pesquisadores, a qualificação, a oportunidade de negócios, a geração de empregos, a criação e o fortalecimento de empresas de base tecnológica (startups), da economia criativa e do comércio local”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o Programa de Bolsas propõe as seguintes modalidades: Bolsas de Iniciação Científica Júnior destinadas aos alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – VI a IX fase; Bolsas de Apoio Científico e Tecnológico destinadas ao Professor Orientador do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos – VI a IX fase; Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, destinadas aos estudantes de graduação, matriculados nos cursos das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do município.
Outras modalidades estão previstas, como: Bolsas de Apoio Científico e Tecnológico destinadas ao Professor Orientador, vinculado às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do município; Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico destinadas aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos de inovação e/ou criação de empresas de base tecnológica (startups); e Bolsas de Empreendedorismo destinadas aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos que envolvam os quatro segmentos da Economia Criativa (consumo, mídias, cultura e tecnologia).
“A concessão das bolsas acontecerá por meio de programas específicos da Seduct, conforme publicamos no Diário Oficial. Dentre eles, o Programa Mais Ciência na Escola, destinado aos alunos e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do 6o ao 9o ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outro programa é o Mais Ciência, destinado aos estudantes de graduação e professores orientadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do município”, destacou Marcelo.
Outros dois Programas são o “Startup Campos”, destinado aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos de inovação e/ou criação de empresas de base tecnológica (startups); e Programa “Economia Criativa”, destinado aos profissionais de nível superior, com propostas de projetos que envolvam os quatro segmentos da Economia Criativa.
As despesas serão custeadas com verba proveniente da fonte de recursos de royalties, vinculados à Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura, conforme Lei Federal e da fonte de recursos próprios do Município.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















