O nível do Rio Paraíba do Sul segue baixando desde a madrugada desta quinta-feira (13), com expectativa de que baixe até um metro ainda durante o dia. No entanto, as ações visando minimizar os problemas causados pela cheia, seguem ainda mais enérgicas, segundo pontuou o secretário municipal de Agricultura, Almy Júnior, com o órgão atuando em parceria com a Associação dos Plantadores de Cana de Campos (Asflucan) para também auxiliar o município vizinho de São João da Barra (SJB) na contenção do dique que rompeu na tarde de ontem (12), na altura da localidade de Barcelos.
"Todos, tanto município quanto Estado, estamos nos empenhando para conter a água e evitar prejuízos à população e à agricultura, de modo geral. A Prefeitura de Campos se sensibiliza com os problemas vividos hoje também pela população e pela Prefeitura de São João da Barra, que até decretou estado de emergência devido às localidades já alagadas. Atendendo a um pedido do superintendente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Eduardo Crespo, em entendimento com a Asflucan e a secretaria de Obras de SJB, deslocamos a draga modelo Long Reach para desassorear pontos estratégicos do Canal São Bento e absorver melhor a vazão d’água do Paraíba. Também serão enviados 40 caminhões de pedra, de 1 metro de diâmetro cada, para o fechamento do dique em Barcelos. Assim, buscamos solucionar o problema, para que a água não atinja também a Baixada Campista", explicou Almy.
Após fundamentais intervenções nos canais da Baixada com a parceria da Asflucan, em pontos estratégicos, hoje o Centro de Campos não vive mais problemas pontuais como em anos anteriores, como por exemplo, nas imediações do Shopping Popular Michel Haddad que, com qualquer quantidade de chuva, alagava, gerando prejuízos incalculáveis aos comerciantes além de transtornos a motoristas e pedestres.
"Foi por meio de ações pontuais, em entendimento com engenheiros e parceria da Asflucan, que conseguimos resolver a questão do alagamento na descida da Ponte Rosinha, dragando canais importantes para o escoamento dessa água e também evitando que a agricultura e pecuária da Baixada Campista sofresse perdas incalculáveis. Esse entendimento é fundamental para promover o fortalecimento não só da agricultura, como também da economia local e a segurança de todos", pontuou o secretário de Agricultura.
O prefeito Wladimir Garotinho reafirmou que as parcerias e ações são fundamentais neste difícil momento, além de ter por objetivo garantir a segurança de todos.
"Parceria da prefeitura com a Asflucan acabou com problemas até então crônicos e hoje, busca garantir a segurança da população e preservar o agronegócio, que tanto prejuízo já amargou com chuvas e alagamentos no passado. Nossa preocupação continua sendo a segurança de todos e não mediremos esforços. Para isso, nossas equipes, de diversas pastas, trabalham incansavelmente", concluiu Wladimir.
Na quarta-feira, a draga da Asflucan trabalhou na contenção do Paraíba na altura da antiga Fazenda Barra Seca, nas proximidades da Usina São João, evitando que a água tomasse bairros do Parque Guarus.
Limpa Rio - Uma draga também atua pelo programa Limpa Rio, do Governo do Estado, no Canal do Saco nas proximidades do Shopping Boulevard, no Parque Rodoviário, retirando acúmulos de sujeira e mato para absorver melhor as águas das chuvas, além das provenientes dos bueiros de bairros próximos, evitando pontos de alagamento nesta área.