Notícia no detalhe
Saúde implanta Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele
Preocupada com a saúde dos trabalhadores, a prefeitura traz mais uma novidade. A Secretaria Municipal de Saúde implantou, este ano, o Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele, para dar atenção especial aos vendedores ambulantes, garis, pescadores, trabalhadores rurais, professores de educação física e todos os trabalhadores formais e informais que estejam vulneráveis ao câncer de pele e dermatoses ocupacionais.
O núcleo funciona no Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), localizado na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, e conta com profissionais na área de dermatologia clínica, enfermagem do trabalho e serviço social. De acordo com a coordenadora do PAST, Mara Carvalho, a demanda do núcleo pode ser espontânea ou por indicação de sindicatos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou qualquer entidade da sociedade civil organizada.
la lembra que esses profissionais ficam expostos ao sol diariamente e por períodos prolongados, estando mais suscetíveis a serem acometidos pela doença. “Hoje, no Brasil, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos, mas que pode ser prevenido tomando alguns cuidados. O trabalhador deve observar alterações na sua pele, como manchas e elevações, conhecidas popularmente como verrugas. Elas surgem geralmente após os 40 anos, principalmente no rosto, tronco, braços e pernas”, explicou Mara.
Serviços - O PAST é voltado ao trabalhador com problemas de saúde ou que tenha sofrido algum acidente em decorrência do trabalho. Em 2010, o programa realizou 15.056 atendimentos, oferecendo diferentes serviços. O órgão registrou, no mesmo ano, 3.093 acidentes do trabalho, sendo as fraturas os mais comuns.
Além do Núcleo de Prevenção do Câncer de Pele, o órgão conta ainda com o Núcleo de Acidentes Biológicos, Posto de Notificação no Hospital Ferreira Machado (HFM), ambulatório de Saúde Ocupacional, ambulatório de reumatologia, aparelho locomotor, ambulatório de fisioterapia, hidroterapia, ambulatório de Psicologia do Trabalho, ambulatório de enfermagem do trabalho, segurança do trabalho, direito do trabalho e Núcleo de Assistência Social.
Projetos - Um dos projetos de destaque do PAST é o “Saúde Acima do Lixo”, por meio do qual uma equipe realiza um levantamento da saúde de todos os trabalhadores do aterro sanitário, a fim de localizar e encaminhar pessoas com problemas de saúde decorrentes do trabalho ao atendimento médico. O projeto leva vacinas e palestras ao encontro do trabalhador do aterro sanitário.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18