Notícia no detalhe
Saúde implanta Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele
Preocupada com a saúde dos trabalhadores, a prefeitura traz mais uma novidade. A Secretaria Municipal de Saúde implantou, este ano, o Núcleo de Prevenção ao Câncer de Pele, para dar atenção especial aos vendedores ambulantes, garis, pescadores, trabalhadores rurais, professores de educação física e todos os trabalhadores formais e informais que estejam vulneráveis ao câncer de pele e dermatoses ocupacionais.
O núcleo funciona no Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), localizado na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, e conta com profissionais na área de dermatologia clínica, enfermagem do trabalho e serviço social. De acordo com a coordenadora do PAST, Mara Carvalho, a demanda do núcleo pode ser espontânea ou por indicação de sindicatos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou qualquer entidade da sociedade civil organizada.
la lembra que esses profissionais ficam expostos ao sol diariamente e por períodos prolongados, estando mais suscetíveis a serem acometidos pela doença. “Hoje, no Brasil, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos, mas que pode ser prevenido tomando alguns cuidados. O trabalhador deve observar alterações na sua pele, como manchas e elevações, conhecidas popularmente como verrugas. Elas surgem geralmente após os 40 anos, principalmente no rosto, tronco, braços e pernas”, explicou Mara.
Serviços - O PAST é voltado ao trabalhador com problemas de saúde ou que tenha sofrido algum acidente em decorrência do trabalho. Em 2010, o programa realizou 15.056 atendimentos, oferecendo diferentes serviços. O órgão registrou, no mesmo ano, 3.093 acidentes do trabalho, sendo as fraturas os mais comuns.
Além do Núcleo de Prevenção do Câncer de Pele, o órgão conta ainda com o Núcleo de Acidentes Biológicos, Posto de Notificação no Hospital Ferreira Machado (HFM), ambulatório de Saúde Ocupacional, ambulatório de reumatologia, aparelho locomotor, ambulatório de fisioterapia, hidroterapia, ambulatório de Psicologia do Trabalho, ambulatório de enfermagem do trabalho, segurança do trabalho, direito do trabalho e Núcleo de Assistência Social.
Projetos - Um dos projetos de destaque do PAST é o “Saúde Acima do Lixo”, por meio do qual uma equipe realiza um levantamento da saúde de todos os trabalhadores do aterro sanitário, a fim de localizar e encaminhar pessoas com problemas de saúde decorrentes do trabalho ao atendimento médico. O projeto leva vacinas e palestras ao encontro do trabalhador do aterro sanitário.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















