Notícia no detalhe
Seminário Volta às aulas sem dengue reúne secretarias
As Secretarias de Educação e Saúde promoveram nesta quarta-feira (30), o seminário “Volta às aulas sem dengue”, direcionado aos supervisores de área do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), professores e funcionários de 60 escolas da rede municipal que atuarão como agentes multiplicadores no projeto “Todos contra a dengue”. O encontro aconteceu no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e tem a finalidade de capacitar a equipe que atuará no combate e prevenção do mosquitor transmissor da doença, o aedes aegypt.
Na abertura, animadoras culturais apresentaram uma esquete que informou, de maneira divertida, à platéia sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à dengue. Em seguida, a pesquisadora e professora graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Isabel Madeira Liberto, deu início à palestra do professor graduado em Farmárcia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maulori Curié Cabral, com a apresentação um charge-okê com um mosquito cantando “A festa”.
Maulori abordou o tema “Dengue tem solução”, através de orientações quanto às medidas preventivas para impedir que a doença atinja as famílias no município e informou que todas as ações são válidas no combate. “O mosquito transmissor da dengue está cada vez mais resistente, por isso, é necessário todo o cuidado quanto ao lixo e a água parada”, disse o professor.
- Cada educador tem um papel muito importante, capaz de mudar a sociedade. Precisamos ser um exército no combate à dengue e os alunos, agentes mirins, serão os parceiros dos supervisores do CCZ. Os agentes multiplicadores participarão de capacitação mensalmente - destacou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
A coordenadora de Ciências, Claudete Soares, informou que, na parte da tarde, serão realizadas oficinas de mosquitérica (mosquiteira genérica), instrumento metodológico científico e educacional que identifica e combate a presença do aedes aegypt na vizinhança, acrescentando, ainda, que o início das atividades e do trabalho nas unidades escolares da rede está previsto para o dia 12 de abril.
O seminário contou com as presenças da Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, do Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, do Técnico Coordenador da Dengue do CCZ, Marcelo Duarte e da Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira