Notícia no detalhe
Seminário Volta às aulas sem dengue reúne secretarias
As Secretarias de Educação e Saúde promoveram nesta quarta-feira (30), o seminário “Volta às aulas sem dengue”, direcionado aos supervisores de área do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), professores e funcionários de 60 escolas da rede municipal que atuarão como agentes multiplicadores no projeto “Todos contra a dengue”. O encontro aconteceu no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e tem a finalidade de capacitar a equipe que atuará no combate e prevenção do mosquitor transmissor da doença, o aedes aegypt.
Na abertura, animadoras culturais apresentaram uma esquete que informou, de maneira divertida, à platéia sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à dengue. Em seguida, a pesquisadora e professora graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Isabel Madeira Liberto, deu início à palestra do professor graduado em Farmárcia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maulori Curié Cabral, com a apresentação um charge-okê com um mosquito cantando “A festa”.
Maulori abordou o tema “Dengue tem solução”, através de orientações quanto às medidas preventivas para impedir que a doença atinja as famílias no município e informou que todas as ações são válidas no combate. “O mosquito transmissor da dengue está cada vez mais resistente, por isso, é necessário todo o cuidado quanto ao lixo e a água parada”, disse o professor.
- Cada educador tem um papel muito importante, capaz de mudar a sociedade. Precisamos ser um exército no combate à dengue e os alunos, agentes mirins, serão os parceiros dos supervisores do CCZ. Os agentes multiplicadores participarão de capacitação mensalmente - destacou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
A coordenadora de Ciências, Claudete Soares, informou que, na parte da tarde, serão realizadas oficinas de mosquitérica (mosquiteira genérica), instrumento metodológico científico e educacional que identifica e combate a presença do aedes aegypt na vizinhança, acrescentando, ainda, que o início das atividades e do trabalho nas unidades escolares da rede está previsto para o dia 12 de abril.
O seminário contou com as presenças da Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, do Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, do Técnico Coordenador da Dengue do CCZ, Marcelo Duarte e da Coordenação de Ciências da Secretaria de Educação.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18