Notícia no detalhe
Vacinação contra Covid-19 para crianças com deficiência a partir de segunda
Além das crianças com deficiências intelectuais e permanentes, continua a imunização das que têm comorbidades.
A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos estará com novo cronograma e, além das crianças com comorbidades, também serão vacinadas aqueles que têm deficiências intelectuais e permanentes. Logo na segunda-feira (24) recebem a vacina pediátrica da Pfizer crianças de 5 a 8 anos. Já na terça-feira (25), será a vez das que têm 9 a 11 anos.
A imunização será feita por agendamento online (AQUI) e também através de distribuição de senha nos seguintes postos: Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e Centro Saúde Guarus, além das Unidades Básicas de Saúde e Estratégia da Família (UBSF) Custodópolis; Felix Miranda; Santo Amaro; São Sebastião; Parque Imperial; Parque Rodoviário; e UHP de Travessão.
Em outros dois: Unidades Básicas de Saúde e Estratégia da Família (UBSF) de Lagoa de Cima e a UPH Morro do Coco o atendimento será somente por distribuição de senhas. “Essa mudança foi necessária por causa da baixa adesão ao agendamento para essas duas unidades”, explicou o coordenador de Imunizações da Secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro. A aplicação da vacina será das 8h30 às 13h em todos os postos.
Considera-se deficiências permanentes para receber a vacina contra a Covid-19 indivíduos que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e sensorial. São elas: pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.
Independentemente de ser por agendamento ou senha, pais ou responsáveis terão que comprovar a deficiência da criança através de a laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos comprobatórios de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; além de da caderneta de vacinação, RG, CPF, ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Já as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; e asma. Todos os contemplados devem comprovar a comorbidade através de laudo médico, receita, carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
Importante — Para as crianças de 5 a 11 anos que são assistidas por programas assistências como APOE, APAPE, APAE, São José Operário e as quilombolas foram criados dois cronogramas especiais e o atendimento será em locais específicos e, por nome na lista. Confira o cronograma (AQUI).
Últimas Notícias adicionadas
- 28/05/2022 17:22:28 Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher é comemorado neste sábado
- 28/05/2022 17:18:17 Entidades aprovam criação do Disque Direitos Humanos
- 28/05/2022 17:04:29 Prefeito Wladimir Garotinho toma posse como vice-presidente da Aemerj
- 28/05/2022 17:00:01 Moradores de Travessão recebem ações do governo municipal no Prefeitura em Ação
- 28/05/2022 16:40:01 FMIJ realiza circuito de atividades no Prefeitura em Ação
Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher é comemorado neste sábado
2805 17h18Entidades aprovam criação do Disque Direitos Humanos
2805 17h04Prefeito Wladimir Garotinho toma posse como vice-presidente da Aemerj
2805 17h00Moradores de Travessão recebem ações do governo municipal no Prefeitura em Ação
2805 16h40FMIJ realiza circuito de atividades no Prefeitura em Ação
Sancionada lei da Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva
2Aplicação de 1ª a 4ª dose disponível para aplicação nesta terça-feira
3Aplicação da 2ª dose reforço para idosos acima de 60 anos continua nesta terça
4Cultura abre inscrições do Curso Educação para o Patrimônio Cultural
5Uso de máscaras nas escolas volta a ser recomendado a partir de segunda-feira
6Hepatite aguda grave: Pais devem ficar atentos aos sintomas da doença