Notícia no detalhe
Historiador angolano abre Projeto “Viva Diferença”
O professor e historiador angolano Antônio Dembuê Tumissa abriu nesta terça-feira (29) o primeiro encontro do Projeto Viva Diferença 2011, promovido pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural, com a palestra “Histórias da Cultura Africana”, para orientadores pedagógicos, professores de arte, história, língua portuguesa e literatura. No Ano Internacional para os Afro-descendentes haverá ampla discussão sobre os temas ligados à história e as culturas brasileira e africana e a secretaria preparou programação que se estenderá até novembro.
Antes da palestra, Tumissa foi recepcionado por 26 alunos da Escola Lions I, do Parque Santa Rosa, com apresentação em canto coral e ao som de flautas, com a música “Ensaboa”, de Cartola, que tornou-se conhecida na voz de Marisa Monte e de Ney Matogrosso. Em seguida, ele foi homenageado com músicas cantadas em dialeto africano e com exibição de danças típicas. Ao agradecer, citou que uma das músicas tinha o título “Caminhando na Luz do Senhor”.
O historiador começou a palestra traçando um painel socioeconômico atual de Angola exibindo, em seguida, o vídeo “Está escrito em Angola”, que mostrou a história do país africano colonizado por portugueses, espanhóis e holandeses e que, somente, conseguiu proclamar sua Independência em novembro de 1975.
- Angola é um país de grande dimensão territorial, mais de 1 milhão de quilômetros quadrados e que possui mais de 150 dialetos e oito línguas oficiais. Um país de diversidade econômica imenso, com muita pobreza mas com centros onde há concentração de riqueza e progresso, como a capital Luanda”, informou.
Ele também falou sobre a situação política do seu país natal ressaltando a importância do primeiro presidente Agostinho Neto, considerado herói do povo angolano. Em sua palestra sobre História da Cultura Afro-Brasileira e Africana, Dembuê Tumissa, ainda levantou questionamentos, falando sobre leis voltadas aos afro-descendentes e sobre o programa de Capacitação Profissional de Ensino.
Encontro prossegue -.Os encontros do projeto Viva a Diferença, que iniciaram na terça-feira, estão programados para acontecer nos dias 27 de abril; 25 de maio; 29 de junho; 31 de agosto; 28 de setembro; 26 de outubro e o último, no dia 30 de novembro, sempre às 13 horas, no auditório do Palácio da Cultura. Entre as atividades estão, ainda, a realização de oficinas do projeto 1º Pólo Multicultural, na Escola Municipal 29 de Maio, da qual é necessária inscrição prévia na Coordenação de Diversidade Cultural; II Festa do Folclore; Intercâmbio Cultural e, ainda, programação para a comemoração do Dia Nacional da Cultura e o Dia da Consciência Negra.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18