Notícia no detalhe
Historiador angolano abre Projeto “Viva Diferença”
O professor e historiador angolano Antônio Dembuê Tumissa abriu nesta terça-feira (29) o primeiro encontro do Projeto Viva Diferença 2011, promovido pela Secretaria de Educação, através da Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural, com a palestra “Histórias da Cultura Africana”, para orientadores pedagógicos, professores de arte, história, língua portuguesa e literatura. No Ano Internacional para os Afro-descendentes haverá ampla discussão sobre os temas ligados à história e as culturas brasileira e africana e a secretaria preparou programação que se estenderá até novembro.
Antes da palestra, Tumissa foi recepcionado por 26 alunos da Escola Lions I, do Parque Santa Rosa, com apresentação em canto coral e ao som de flautas, com a música “Ensaboa”, de Cartola, que tornou-se conhecida na voz de Marisa Monte e de Ney Matogrosso. Em seguida, ele foi homenageado com músicas cantadas em dialeto africano e com exibição de danças típicas. Ao agradecer, citou que uma das músicas tinha o título “Caminhando na Luz do Senhor”.
O historiador começou a palestra traçando um painel socioeconômico atual de Angola exibindo, em seguida, o vídeo “Está escrito em Angola”, que mostrou a história do país africano colonizado por portugueses, espanhóis e holandeses e que, somente, conseguiu proclamar sua Independência em novembro de 1975.
- Angola é um país de grande dimensão territorial, mais de 1 milhão de quilômetros quadrados e que possui mais de 150 dialetos e oito línguas oficiais. Um país de diversidade econômica imenso, com muita pobreza mas com centros onde há concentração de riqueza e progresso, como a capital Luanda”, informou.
Ele também falou sobre a situação política do seu país natal ressaltando a importância do primeiro presidente Agostinho Neto, considerado herói do povo angolano. Em sua palestra sobre História da Cultura Afro-Brasileira e Africana, Dembuê Tumissa, ainda levantou questionamentos, falando sobre leis voltadas aos afro-descendentes e sobre o programa de Capacitação Profissional de Ensino.
Encontro prossegue -.Os encontros do projeto Viva a Diferença, que iniciaram na terça-feira, estão programados para acontecer nos dias 27 de abril; 25 de maio; 29 de junho; 31 de agosto; 28 de setembro; 26 de outubro e o último, no dia 30 de novembro, sempre às 13 horas, no auditório do Palácio da Cultura. Entre as atividades estão, ainda, a realização de oficinas do projeto 1º Pólo Multicultural, na Escola Municipal 29 de Maio, da qual é necessária inscrição prévia na Coordenação de Diversidade Cultural; II Festa do Folclore; Intercâmbio Cultural e, ainda, programação para a comemoração do Dia Nacional da Cultura e o Dia da Consciência Negra.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/01/2025 16:24:35 Farol: Samara Souza se apresenta nesta sexta-feira no Lagamar
- 02/01/2025 16:15:45 Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
- 02/01/2025 11:53:07 Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
- 02/01/2025 11:41:58 Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
- 02/01/2025 09:52:44 Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
Farol: Samara Souza se apresenta nesta sexta-feira no Lagamar
0201 16h15Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira
0201 11h53Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
0201 11h41Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
0201 09h52Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
5DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas
6Processo seletivo da Educação realizado neste domingo para 3.737 candidatos