Notícia no detalhe
Membros do Comudes visam sustentabilidade na região
Representantes da sociedade civil organizada, que tomaram posse nesta quinta-feira (31) no Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), falaram sobre a importância da entidade. Eles alegam que a proposta vem ao encontro do crescimento que Campos e região vêm vivendo nos últimos anos e defendem que este desenvolvimento seja praticado de maneira sustentável, visando o futuro. Todos acreditam no sucesso do Comudes e estão empenhados em produzir soluções adequadas.
A Prefeita Rosinha Garotinho assumiu a presidência do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), dando posse aos membros em cerimônia solene, realizada na manhã desta quinta-feira (31), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Tomaram posse, além do vice-prefeito Doutor Chicão, o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim; o procurador Geral do Município, Francisco de Assis Pessanha; o deputado federal Anthony Garotinho; e dezenas de integrantes de organizações governamentais e não governamentais, conselhos, entidades e associações representativas da sociedade civil organizada.
Firjan – O presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Geraldo Coutinho, disse que a criação do conselho é de bastante relevância para garantir o processo de desenvolvimento na região. “Esta é uma solicitação que já vinha sendo feita há mais de 10 anos pelas entidades de classe e segmentos da sociedade. Parabenizamos a prefeita Rosinha e entendemos que este é o reconhecimento por parte dela no processo de desenvolvimento que é feito pelas mãos de quem tem interesse em buscar bons resultados para a nossa cidade”, comentou.
Comdim – Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Margarida Estela Mendes, Campos estava precisando deste viés. “É um marco para a nossa cidade no momento em que todos estão reunidos, pois não podemos cruzar os braços e contar, apenas, com o governo, para que o município tome as diretrizes de crescimento e que seja realmente a 'minha cidade, meu amor'. Isso depende de todos nós”, falou.
Fidesc – De acordo com o presidente do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Nélio Artiles, essa iniciativa é valorosa e mostra o compromisso que existe com a sociedade. “Falar de sustentabilidade não é modismo, vai além disso. Na verdade, ela tem a ver com a responsabilidade com o homem e o meio ambiente. O que nós temos que fazer hoje em todo o planeta é um gerenciamento de risco, com ações corretivas e, principalmente, preventivas”.
Idoso – O presidente do Conselho Municipal da Defesa do Idoso, Delso Gomes, está na expectativa de que o conselho vá exercer a função de sustentabilidade. “Acredito que vai haver uma integração para que possamos desenvolver um trabalho melhor na assistência ao idoso”, ressaltou.
Santa Casa – O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques, considera oportuna a criação do Comudes. “É muito oportuno neste momento em que há toda uma movimentação da região. Quando se cria um conselho deste tamanho, a Santa Casa se sente honrada, pois sempre foi e será uma parceira do governo municipal. Esta é mais uma alavanca que se coloca no desenvolvimento de Campos”, disse o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques.
Acic – O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes, disse que a criação do Comudes é imprescindível. “Diante de todo este complexo de desenvolvimento que está vindo aí, temos que ter um conselho que dê orientação para que tudo isso seja sustentável”.
CDL – “A sociedade econômica tem que acompanhar, dar condições e promover o desenvolvimento sustentável, que é incentivar a preservação do meio ambiente, para que a nossa geração e gerações futuras vivam com qualidade. É importante conscientizar a população com atividades múltiplas para vivermos no mundo em harmonia”, falou a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Maria Luiza Schulz.
Uenf – O reitor da Universidade Estadual do Norte e Noroeste Fluminense (Uenf), Almy Junior, falou que hoje todos têm que falar em desenvolvimento sustentável e se comportar visando a sustentabilidade. “A universidade tem o papel fundamental na formação de recursos humanos, com viés de equilíbrio, social e forte, mas que também a pesquisa desenvolvida lá seja parte das políticas públicas implantadas na região. Um conselho desta natureza vai nortear a pesquisa que a universidade tem que fazer. A universidade produz ciências porque a sociedade demanda e a sociedade demanda quando ela é organizada”, comentou.
Corpo de Bombeiros – O comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), coronel Sila Pereira Rocha, afirma que a cidade de Campos está crescendo e que é preciso se preocupar com as consequências deste desenvolvimento para a sociedade civil e para o meio ambiente. “Entre os órgãos que trabalham com a questão da segurança, como o Corpo de Bombeiros, há uma preocupação muito grande nas consequências que este desenvolvimento vai acarretar para a região”, esclareceu.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda