Notícia no detalhe
Cerca de 500 crianças imunizadas contra Hepatite A
Cerca de 500 crianças já tomaram a primeira dose da vacina contra a Hepatite A, gratuitamente. Elas estão fazendo parte da estratégia de vacinação municipal, que incluiu a dose no calendário municipal de imunização. A vacina não integra o Programa Nacional de Imunização (PNI), mas a prefeitura a oferece para todas as crianças entre 1 e 2 anos de idade.
As doses estão sendo oferecidas no Departamento de Epidemiologia, na sala 41 da Secretaria de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A partir deste domingo (03), das 8h às 17h, as doses também estarão disponíveis na Casa de Prevenção de Farol de São Tomé e continuarão sendo oferecidas nos domingos seguintes.
Breno Mota de Azeredo, 1 ano e 3 meses, ainda nem sabe, mas foi um dos beneficiados com a estratégia de Campos, que vai garantir proteção por muitos anos. “Esse programa da prefeitura é muito bom. Eu dou todas as vacinas a ele. O cartão de vacinação dele é impecável. Assim que vi essa reportagem, corri para a secretaria, pois para mim é prioridade que as vacinas dele estejam em dia. Ele já tomou até a Prevenar (antipneumocócica 13-valente)”, disse a mãe do pequeno Breno, Neila Maria dos Santos, 34 anos, do Centro.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, afirmou que nas próximas semanas a secretaria vai descentralizar o atendimento, passando a disponibilizar as doses nos dois polos do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) e no Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira.
- A descentralização vai acontecer progres-sivamente, a partir das próximas semanas, de acordo com a demanda. Essa foi a estratégia encontrada para evitar perdas de doses e desperdício do dinheiro público, pois a vacina é vendida em frascos multidose, ou seja, cada frasco possui 10 doses. Após abertos, devem ser totalmente utilizados no mesmo dia. Caso contrário, devem ser desprezados no final do plantão. Isso representaria prejuízos e este governo é contra o desperdício do dinheiro público - explicou Charbell.
O Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha, veio a Campos no último sábado para a solenidade de implantação da estratégia de imunização e elogiou o programa municipal. “O projeto piloto de imunização de Campos é referência para o país e serve de base para outras cidades. É importante que tenhamos o programa de Campos como exemplo para que seja aplicado em todo o Brasil. A cidade está dando um passo à frente em defesa da vida e da proteção às nossas crianças” destacou o ministro.
Estratégia - Na rede particular, cada dose da vacina custa cerca de R$ 150. A estratégia do município prevê vacinar cerca de 8 mil crianças, totalizando 16 mil doses aplicadas. Campos é a primeira cidade do país a implementar a política de vacinação contra a doença, com base nas experiências bem sucedidas internacionais. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de 6 meses. Estudos apontam que a vacina garante proteção por mais de 25 anos. Em Israel, primeiro país a implementar a vacinação, houve redução de 85% da circulação viral.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira