A equipe técnica da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista se reuniu, nesta terça-feira (09), com a ex-presidente do antigo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam), Vera Coutinho, uma das militantes da causa dos direitos da mulher, acompanhada pela major Débora, do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), para estabelecer um calendário de ações visando a conscientização da população contra a violência contra a mulher. Segundo a subsecretária, Josiane Viana, “essa ação conjunta visa intensificar as ações e dar um basta neste ciclo crescente de violência contra as mulheres”.
Em um mês, Campos registrou três crimes contra mulheres: uma tentativa de homicídio contra a advogada Nayara Acha Prestes; a professora Luanda Bittencourt e, nesta terça-feira (08), o assassinato de uma mulher em situação de rua, encontrada com mãos e pés amarrados em um imóvel na Avenida Arthur Bernardes. “Repudiamos todas as formas de violência e queremos que isso acabe, por isso, é necessário que todos, homens e mulheres, se conscientizem de que essa situação não pode continuar”.
“Estamos preparando uma programação em conjunto, mostrando a importância da sociedade civil e dos movimentos sociais nesta luta para que possamos dar um basta em todos esses crimes bárbaros que têm acontecido em nossa cidade. Em um mês, tivemos uma tentativa de homicídio contra a advogada, uma tentativa de feminicídio contra a professora e, agora, o crime bárbaro contra uma mulher em situação de rua. Todos precisam se unir para que possamos dar um basta na violência contra a mulher”, informa Josiane.
De acordo com a subsecretária, entre os temas tratados na reunião, estavam ações integradas envolvendo os equipamentos de proteção às mulheres, o Comdim e outros órgãos da sociedade civil, visando fomentar as políticas públicas voltadas para as mulheres. “Teremos um evento na arena esportiva no dia 20 no Farol, junto com a programação do “Verão de Todos nós” em parceria com a Fundação dos Esportes e o SESC Rio, parceiro da Prefeitura. O evento será durante a participação da atleta do wrestling (luta olímpica) Aline Silva”
“Também estamos organizando a programação do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março e falamos sobre o pacto que será feito com toda rede especializada e não-especializada e estamos construindo o fluxo com todos esses equipamentos também”, disse Josiane, lembrando que será elaborado um calendário unificado para reforçar as ações junto à sociedade.
A reunião também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Manuelli Ramos; a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Patrícia Cabral; a Major Débora, do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM); a advogada Cristiane Figueira; a supervisora de Políticas Públicas, Luciana Monteiro, e a psicóloga do Ceam, Marilyn Barros.
Rede de enfrentamento - Interessados em informações sobre a rede de enfrentamento à mulher podem entrar em contato com a subsecretaria e o Ceam, através dos telefones (22) 98175-0160 (SMPM) e (22) 98175-0180. O município de Campos ganhou em 2021 importantes equipamentos de políticas públicas para garantia dos direitos das mulheres em situação de violência. Além da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho no início do ano passado, também foi inaugurado o Ceam Mercedes Baptista, porta de entrada para atender mulheres em situação de violência. O Ceam completa a rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, que vai contar com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.