Notícia no detalhe
Arquivo Público vai completar 10 anos de história
O Arquivo Público Municipal é reconhecido atualmente como um dos mais importantes da América Latina, porque está no edifício sólido mais antigo: o Solar do Colégio, construído pelos padres jesuítas no século 17. A informação é do presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira.
O prédio foi cedido pelo então governador Anthony Garotinho à prefeitura, para a instalação do Arquivo, criado pela Lei 7.060, de 18 de maio de 2001, de autoria do vereador Edosn Batista. Os 10 anos do Arquivo serão comemorados de 6 maio a 5 de junho, com uma programação cultural diversificada.
No dia aniversário do Arquivo, 18 de maio, a Prefeita Rosinha Garotinho vai lançar o livro de Manoel Martins do Couto Reys, “Uma descripção política, geographica e cronographica do Districto dos Campos Goiatacaz”, de 1785, digitalizado, reeditado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Com um acervo de cerca de 1.500 volumes encadernados, o APM assinou convênios com instituições para tratamento técnico e a guarda, de maneira adequada, de acervos de relevância para a história regional e o acesso de pesquisadores. Estão sob a guarda do Arquivo, mais de 100 livros de registro da Câmara Municipal, datados de 1720.
Também estão no Arquivo Público Municipal, processos do antigo Fórum Nilo Peçanha, como inventários e testamentos, datados a partir de 1698. O convênio para a guarda dos documentos foi firmado com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio.
O acervo do APM inclui ainda, coleções de jornais editados em Campos, como do Monitor Campista, de 1840, e do Recopilador Campista, de 1834 a 1837, em microfilme, cedido pela Biblioteca Nacional; e documentação da administração municipal dos séculos 19 e 20.
- Nestes anos de funcionamento, o APM tem empreendido ações visando o recolhimento do acervo produzido pela administração pública municipal e também documentos privados de interesse público, tendo sob sua custódia, cerca de 700 metros lineares de documentos em diversos suportes: documentos textuais avulsos e encadernados, fotografias, microfilmes e CD-Roms - ressalta o diretor do Arquivo Público.
O Arquivo Público Municipal está localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, que liga Goitacazes a Tocos, e fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 27333399. As pessoas também podem ligar para este número para obter informações e tirar dúvidas.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















