A Tenda Cultural do “Verão de Todos Nós”, na praia de Farol de São Tomé, administrada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), realizou nesta quinta-feira (17), atividade pela passagem do centenário da Semana de Arte Moderna, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Alunos da Escola Municipal Farol de São Tomé realizaram um trabalho de releitura de algumas telas concebidas durante a Semana de 22. A vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos, acompanhou a atividade.
A ação contou com o suporte de profissionais da Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Com desenhos concebidos com lápis ou giz de cera, a criançada teve a oportunidade de recriar imagens de grandes artistas brasileiros, que se tornaram símbolos da Semana de 22, marco importante de um novo período da cultura brasileira.
“A FCJOL não poderia deixar passar em branco as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, realizando diversas ações. Hoje, em parceria com a rede pública municipal de ensino, que atendeu ao nosso convite, realizamos releituras de obras de arte que marcaram essa manifestação cultural que culminou no Modernismo Brasileiro e inspirou centenas de artistas nas mais variadas esferas de produção cultural, como as artes plásticas e a literatura”, observou Fernanda Campos.
Fernanda destacou, também, a importância da apresentação das telas centenárias da Semana de Arte Moderna às crianças de hoje. “É promover um resgate de ideais fundamentais que nos consolidaram enquanto povo brasileiro. É permitir que a nova geração comece a conhecer nossa história, e com isso plantar e regar nas crianças o sentido de pertencimento tão necessário na construção de cidadãs e cidadãos conscientes de seus papéis na sociedade”, disse.
.