O município de Campos está concorrendo ao Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, na categoria desburocratização. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, que recebeu, nesta quinta-feira (24), o consultor do Sebrae RJ, Sérgio Paiva. Ele veio conhecer a estrutura da secretaria e entender o processo de desburocratização, implantado pelo prefeito Wladimir Garotinho desde o ano passado, quando assumiu a prefeitura. A premiação acontecerá no dia 04 de abril no Rio de Janeiro.
Durante o encontro, Mérida falou sobre a centralização nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, do Espaço do Empreendedor para atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs); Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja); Setor para emissão de alvarás, Microcrédito/Fundecam, Subsecretaria de Qualificação e emprego, Sine e Casa do Trabalhador.
“Campos agora faz parte da Rede Sim e aderiu ao sistema de Registro Integrado (Regin) da Jucerja, o que nos confere maior agilidade na emissão de alvará e na renovação, especialmente para negócios de médio e baixo risco, através do alvará automatizado. Com todo esse trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado, conseguimos alcançar números muito positivos, como a ocupação do 6º lugar no Estado do Rio em abertura de novas empresas e 1º na região”, informa o secretário Marcelo Mérida, acrescentando que Campos tem boas chances de conquistar o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.
Durante visita, Sérgio Paiva também conversou com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, que é o responsável pela implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), desenvolvido por analistas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Com eles, estavam a analista do Sebrae-Campos, Jéssica Rangel, e a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fabiana Pinto. "Conhecimento é o que transforma o mundo e o Sebrae tem desempenhado um importante papel em Campos na qualificação e no empreender", disse Wainer.
“Este software, que é público, gratuito e eficiente, tornará possível o governo digital, com ferramentas para dar maior agilidade na tramitação dos processos internos e, consequentemente, beneficiando aos contribuintes e empreendedores”, reforça Marcelo Mérida, lembrando que o novo sistema também vai reduzir o consumo de insumos, como papel, tonner, entre outros materiais, gerando economia ao poder público, eficiência no resultado e preservação do meio ambiente com a redução de consumo de papel.
O objetivo geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é desburocratizar a gestão de governo, permitindo maior celeridade e resolutividade nos processos, visando melhorar o ambiente de negócios e incentivar desenvolvimento regional. “Queremos reduzir prazo de tramitação para os serviços de alvará, MEI; de abertura e tramitação dos processos administrativos governamentais; ampliar o acesso às oportunidades de qualificação e trabalho e ao crédito para MEI e pequenos empreendedores, além de aumentar a transparência na Gestão Governamental”, explica Mérida.