O prefeito Wladimir Garotinho acompanhou, nesta quinta-feira (03), a retomada das obras de complementação da nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro da Tapera. A unidade, que foi fechada pela gestão passada em março de 2020, funcionava em um prédio alugado. Quando estiver pronta, a nova UBSF vai desafogar o atendimento naquela região que, atualmente, é feito na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí e na UBSF de Lagoa de Cima, a primeira a ser reaberta pelo prefeito Wladimir no ano passado.
“Me comprometi com a população que retomaria esta obra e é o que estou fazendo. É uma unidade muito grande, praticamente, uma policlínica. Nossa expectativa este ano é retomar várias obras, iniciadas na gestão da prefeita Rosinha Garotinho, e que ficaram abandonadas na gestão passada, e começar outras. A previsão é colocar, este ano, 200 obras na rua, gerando fluxo de receita, emprego na construção civil para movimentar o município”, destaca o prefeito Wladimir.
De acordo com o prefeito, a UBSF vai desafogar toda região e, ainda, oferecerá atendimento com especialidades médicas. “A UPH de Ururaí vai ficar com o atendimento de emergência 24horas e aqui toda rede de Atenção Básica do Estratégia Saúde da Família”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, a unidade vai contar com consultórios médicos, odontológicos, salas de vacina e curativos, entre outros atendimentos. “Essa UBS vai funcionar como núcleo de apoio à Saúde da Família e atenção primária de saúde. Será um reforço na saúde do município”, explica Hirano.
Cristina Lúcia Gomes Rangel mora no Parque Imperial e, há 13 anos, é diretora da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento na Tapera. Ela foi uma das pessoas que foi ver de perto a retomada das obras da unidade de saúde. “Essa comunidade que tanto amo merece a retomada dessa obra. Tenho a maior paixão por essa comunidade e pelas minhas crianças. Quando essa unidade ficar pronta, poderemos recorrer a ela quando houve qualquer emergência”, disse Cristina, que trabalha há 24 anos na prefeitura.
Nascida e criada na Tapera, Claudenice Honorato também comemorou a retomada das obras. “Durante muito tempo, essa obra ficou abandonada. Isso aqui vai ser tudo para o povo da Tapera”.
A expectativa é a de que a nova unidade atenda uma média de 8 mil pessoas/mês. “Além da ampliação da área física, a população da Tapera terá um atendimento de qualidade no que diz respeito à atenção básica à saúde”, afirmou o diretor de Atenção Básica da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro.
Também participaram da visita o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves; o secretário de Governo, Ângelo Rafael; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Afrânio Júnior; o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias; além de colaboradores. Os vereadores Juninho Virgílio, Kassiano Tavares, Bruno Pezão e Pastor Marcos Elias também acompanharam a visita. A complementação da obra de construção da UBSF da Tapera tem previsão inicial de 10 meses e será executada ela empresa Norte Lagos Empreendimentos.