O prefeito Wladimir Garotinho reabriu, na noite desta segunda-feira (07), a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do distrito de Três Vendas, distante 18 km do Centro de Campos. Foi a terceira unidade devolvida à população neste ano pela Prefeitura. A primeira foi a UBS de Pernambuca, em 27 de janeiro, e a segunda, a UBSF do Lagamar, na praia do Farol de São Tomé, em 20 de fevereiro.
O imóvel que abriga a UBSF de Três Vendas, fechada em 2020 pela gestão passada, recebeu telhado e piso novos, pintura, revisão da parte hidráulica e elétrica, além de mobília e equipamentos. A obra foi fruto de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), que aderiu ao programa Amigo da Cidade, e doou todo o material para a reforma.
A partir de agora, a unidade volta a disponibilizar consultas para as áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia, além de exames de rotina e citopatológico (preventivo), atendendo moradores de localidades próximas, como Sapucaia e Boa Vista. Ela conta com cinco Agentes Comunitários de Saúde.
Wladimir estava acompanhado do vice-prefeito Frederico Paes. A prefeita de Cardoso Moreira, Geana Vincler, também participou da cerimônia, já que a localidade de Outeiro, que pertence a Cardoso, fica a 2 km de Três Vendas.
O prefeito agradeceu a parceria da Prefeitura de Cardoso. “Com a UBSF de Três Vendas fechada, a população buscava atendimento médico no posto de Outeiro e agora os moradores de lá poderão fazer o mesmo, pois são bem-vindos aqui”, disse Wladimir.
Em seu primeiro mandato, Geane Vincler considerou uma conquista para a comunidade a reabertura da unidade de saúde. “Vim prestigiar esse evento porque sei o quanto Wladimir tem trabalhado por Campos. É um prefeito sensível à dor do outro”, disse a prefeita.
Wladimir confirmou que tem trabalhado muito para reconstruir o município. “Peço ao povo que continue acreditando no nosso governo. A população não merece que a gente desista”, afirmou ele, ressaltando que o principal não é entregar uma unidade de saúde nova, mas cuidar das pessoas, o que a gestão passada não fez, de acordo com Wladimir. “O que o ex-prefeito fez foi destruir tudo por onde passava”.
Com 62 anos de idade e morando há 40 em Três Vendas, Ozete Coimbra Henrique considerou o fechamento da unidade de saúde uma covardia para com os moradores. “Até para conseguir uma receita médica, tínhamos que ir a Campos e, muitas vezes, faltava dinheiro para isso”, contou ela, que é hipertensa, diabética e sofre com problemas na coluna.
O vice-prefeito Frederico Paes disse se lembrar do pedido feito por Wladimir no início do mandato, que foi o de priorizar a saúde. “Rapidamente, o governo tem conseguido voltar a assistir à população como merece. Motivos não faltam para sentirmos orgulho do seu mandato”, afirmou Frederico, ressaltando que sua ligação com Três Vendas vai além do cargo de vice-prefeito. “Somos vizinhos, já que a Coagro está aqui perto. Podem contar sempre conosco”, acrescentou.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, disse que servir aquele que mais precisa foi um compromisso assumido por Wladimir. “Essa é uma noite especial para mim. Lembro-me do primeiro dia de governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, em 1° de janeiro de 2009, quando estivemos em Três Vendas devido a uma enchente. Na ocasião, foi aberta a UBS de Sapucaia para atender à população. Agora, Wladimir repete o mesmo feito, priorizando a saúde”.
A encarregada da UBSF, Maysa Miranda Coutinho Casanova, se comprometeu em atender ao pedido feito pelo prefeito que foi o de cuidar da população, não deixando que falte nada. “Estarei à disposição dos moradores para o que precisarem”, disse ela.
Também participaram da solenidade o subsecretário municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, o secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino, o secretário municipal de Governo, Ângelo Rafael, representantes da Defesa Civil Municipal, e os vereadores Dandinho de Rio Preto, Edson Batista, Álvaro Oliveira, Juninho Virgílio e o pastor Marcos Elias.