Notícia no detalhe
Hortas comunitárias em nova fase
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca iniciou nesta quinta-feira (07) a colocação de novas placas de identificação nas 130 unidades do Programa Hortas Comunitárias. Além das placas, o programa está retomando o cultivo de legumes, verduras e folhagens típicas das hortas. A plantação das hortaliças ficou interrompido de outubro do ano passado a março de 2011, devido ao período de muito sol.
- Estamos na fase de preparo do solo, tombando e encanteirando, para retomar o plantio das hortaliças. A expectativa é que, dentro de 30 a 45 dias, as hortas já estejam produzindo alface, cenoura, beterraba e outras verduras e legumes. Houve essa interrupção, porque, durante a entressafra, o plantio das hortaliças típicas fica prejudicado por causa do período de muito sol. Mas nós plantamos outras variedades como abóbora, quiabo e milho para não deixar os terrenos e seus cuidadores ociosos - salientou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes.
Cuidador de uma unidade do Programa Hortas Comunitárias, situada na Avenida XV de Novembro, Francisco Batista da Silva, 65 anos, é um dos que está se preparando para retomar o plantio das hortaliças, cultivadas sem agrotóxico e que complementam a renda familiar. Morador da Estrada de Brejo Grande, no subdistrito de Guarus, há 10 anos, Francisco dedica seus dias, incluindo fins de semana e feriados, aos cuidados com a horta. “Cuidar da horta é muito bom. Aqui eu recebo todo o material necessário e o apoio técnico da secretaria de Agricultura, além de sacolão e parte da produção, consumida por mim e minha família e também comercializada”, destacou Francisco.
Programa - De acordo com o secretário, 80% da produção de cada unidade do programa fica com o cuidador. O restante é entregue à secretaria para ser doada a escolas, creches, hospitais e entidades de prestação de serviços filantrópicos cadastrados. Além disso, segundo Frederico, mensalmente, a secretaria entrega cestas básicas aos cuidadores que mantêm as hortas limpas e com produção regular.
- O Programa Hortas Comunitárias é um trabalho altamente social, porque, além de beneficiar essas pessoas, impede que terrenos baldios sejam focos de proliferação de zoonoses causadas por roedores e insetos e contempla, em contrapartida, os proprietários com a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - acrescentou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 15:09:11 Prefeito em exercício e promotor público debatem segurança hídrica do município
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
- 22/11/2024 12:40:53 Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
- 22/11/2024 12:27:32 Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
Prefeito em exercício e promotor público debatem segurança hídrica do município
2211 14h51Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
2211 12h40Aberto período de cadastro de professores efetivos para Regime Especial de Trabalho
2211 12h27Obra no novo Hemocentro Regional de Campos avança
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação