Notícia no detalhe
Hortas comunitárias em nova fase
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca iniciou nesta quinta-feira (07) a colocação de novas placas de identificação nas 130 unidades do Programa Hortas Comunitárias. Além das placas, o programa está retomando o cultivo de legumes, verduras e folhagens típicas das hortas. A plantação das hortaliças ficou interrompido de outubro do ano passado a março de 2011, devido ao período de muito sol.
- Estamos na fase de preparo do solo, tombando e encanteirando, para retomar o plantio das hortaliças. A expectativa é que, dentro de 30 a 45 dias, as hortas já estejam produzindo alface, cenoura, beterraba e outras verduras e legumes. Houve essa interrupção, porque, durante a entressafra, o plantio das hortaliças típicas fica prejudicado por causa do período de muito sol. Mas nós plantamos outras variedades como abóbora, quiabo e milho para não deixar os terrenos e seus cuidadores ociosos - salientou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes.
Cuidador de uma unidade do Programa Hortas Comunitárias, situada na Avenida XV de Novembro, Francisco Batista da Silva, 65 anos, é um dos que está se preparando para retomar o plantio das hortaliças, cultivadas sem agrotóxico e que complementam a renda familiar. Morador da Estrada de Brejo Grande, no subdistrito de Guarus, há 10 anos, Francisco dedica seus dias, incluindo fins de semana e feriados, aos cuidados com a horta. “Cuidar da horta é muito bom. Aqui eu recebo todo o material necessário e o apoio técnico da secretaria de Agricultura, além de sacolão e parte da produção, consumida por mim e minha família e também comercializada”, destacou Francisco.
Programa - De acordo com o secretário, 80% da produção de cada unidade do programa fica com o cuidador. O restante é entregue à secretaria para ser doada a escolas, creches, hospitais e entidades de prestação de serviços filantrópicos cadastrados. Além disso, segundo Frederico, mensalmente, a secretaria entrega cestas básicas aos cuidadores que mantêm as hortas limpas e com produção regular.
- O Programa Hortas Comunitárias é um trabalho altamente social, porque, além de beneficiar essas pessoas, impede que terrenos baldios sejam focos de proliferação de zoonoses causadas por roedores e insetos e contempla, em contrapartida, os proprietários com a isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - acrescentou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira