O campeão olímpico de vôlei, Bernardinho, começou a palestra “A Cultura da Excelência” na noite desta terça-feira (08) falando sobre a sua visão do esporte como uma área de empreender e da importância de trabalhar com pessoas. A palestra, que contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, encerrou o Fórum de Empreendedorismo, realizado em parceria entre o Sesc RJ e a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O fórum faz parte do Plano de Retomada Econômica do município. O evento foi realizado no Teatro Municipal Trianon, abrindo a agenda de 2022 do espaço cultural. A noite também teve espaço para homenagens às mulheres.
Entre as homenageadas estavam a primeira-dama, Tassiana oliveira; a gerente da unidade Sesc-Campos, Débora Magalhães; diretora-presidente do Grupo Folha, Diva Abreu; a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana; as empresárias Fátima Braga; Amanda Pereira; Fátima Vasconcelos; Pâmella Lourenço; Aline Campos Monteiro Gomes e Camila Manhães de Sá.
O campeão olímpico destacou seu papel como empresário do RH ao referir-se ao seu trabalho voltado para as pessoas. “Eu trabalho com gente. Recruto pessoas, treino pessoas, monto times e procuro extrair o melhor delas. Sou um empresário do RH. Quando eu olho para um negócio, primeira coisa que eu olho é com quem eu vou nesse negócio. Às vezes, nem parece tão promissor, mas com as pessoas certas, as chances de dar certo são enormes”, destacou Bernardinho, ressaltando os pilares da motivação.
Bernardinho falou sobre a necessidade e a paixão para que as pessoas encontrem a solução para seguir seus objetivos. “As pessoas fazem o que fazem, porque amam o que fazem ou precisam muito. A necessidade move a ação. Paixão e necessidade. Sem isso não há solução”, disse o palestrante, ressaltando que a necessidade também move um empreendedor que precisa melhorar os seus negócios e, ainda, citando o exemplo do campão olímpico Serginho Escadinha.
Ele também citou exemplos positivos e negativos de comportamento de funcionários em diferentes situações envolvendo atendimento ao público. Bernardinho falou sobre as escolhas que se faz entre a disciplina e o arrependimento na hora de desenvolver ações importantes do dia-a-dia para que se alcance o resultado esperado. O campeão olímpico destacou, ainda, a necessidade de se fortalecer um time em detrimento de uma satisfação pessoal e dos riscos da falta de humildade e dos efeitos do sucesso.
O prefeito Wladimir Garotinho agradeceu a presença de todos na palestra de Bernardinho, em dia tão especial, como é o Dia Internacional da Mulher. “Bernardinho é alguém que nos inspira. Antes de ser um palestrante, é multicampeão. Uma pessoa vitoriosa por onde passou, seja no esporte, na vida pessoal como empreendedor e empresário que é. Que a gente possa ouvir aquilo que vai nos motivar e nos fazer crescer e empreender”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, saudou as mulheres presentes e ressaltou a parceria da prefeitura com o Sesc-RJ. “É verdade que a gente aprendeu, nestes últimos dois anos, a superar desafios, a enfrentá-los e, de forma corajosa, entender que as dificuldades são mais saborosas. A gente juntou forças com o Sesc, nossos parceiros, como a Inter TV; o grupo Folha da Manhã e isso vem em um processo de retomada da economia, onde a gente precisa estar mais próximo e buscar a desburocratização. A secretaria de Desenvolvimento Econômico impulsionou algumas ações: hoje temos o alvará automatizado; temos uma subsecretaria de Qualificação e Emprego, que dá a oportunidade de estar qualificando as pessoas; temos o Programa de Economia Solidária e o Fundecam”, disse o secretário.
Mérida também ressaltou outra parceria com o Sesc, que acontece neste sábado (12), às 21h, no estacionamento do Guarus Plaza Shopping, um dos parceiros do evento, o show da cantora Fernanda Abreu, dentro do Projeto Mulheres Plurais. Alguns participantes do evento ganharam ingressos, mas os interessados em ir ao show devem procurar um dos postos e trocar um pacote de absorvente pelo ingresso.
- Essa palestra de Bernardo está sendo super elogiada. Quando começamos o fórum, estávamos em um cenário mais restritivo da pandemia. De lá para cá temos visto o que a secretaria tem feito e como Campos caminha para um desenvolvimento maior com uma autonomia maior por parte das empresas e esta palestra acaba se tornando uma motivação. Começamos a parceria com a Prefeitura de Campos com o Fórum do Empreendedor, passamos pelo Verão e, agora, estamos começando com o Projeto Mulheres Plurais, que a gente gostaria de desenvolver o ano inteiro. Neste projeto, também, estaremos debatendo temas como violência contra a mulher e pobreza menstrual – disse Débora Magalhães, lembrando que os ingressos são limitados, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.
O fórum começou em novembro e teve também a participação de gestora esportiva e ex-nadadora, Patrícia Amorim, abordando o tema “Inspirando mulheres a vencer desafios”, além do treinador da Seleção Brasileira Sub-21, Giovane Gávio, com a palestra “Vencendo Desafios”.