Notícia no detalhe
Pré-Conferência Municipal de Saúde de olho no futuro
A mesa da Primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde “Pacto pela Vida” foi formada nesta quinta-feira (07), na Faculdade de Medicina de Campos e discutiu o "Crescimento da População e o Sistema e Saúde". A mesa foi formada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles; a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cíntia Ferrini; o coordenador da 6ª Conferência Municipal de Saúde, Geraldo Venâncio; os professores José Luiz Vianna da Cruz e Jair Araújo Junior e o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim.
Na ocasião, todos falaram, apresentando dados e números do crescimento que se aproxima rapidamente de Campos, considerada cidade pólo regional de saúde por atender oito municípios ao seu redor, além da região Noroeste Fluminense, e de São João da Barra, localizada a 40 quilômetros de Campos, com a instalação gigantesca do Super Porto do Açu. Para dar boas vindas aos integrantes da mesa e ao público, formado por profissionais da saúde e a população em geral, Geraldo Venâncio deu início citando que o Conselho Municipal de Saúde tem sua representatividade comunitária. "Passamos um momento único de crescimento populacional. Essa Pré-Conferência abre espaço para futuras modificações na saúde".
Muito se falou sobre estrutura e medidas que deverão ser tomadas em conjunto com os municípios vizinhos para receber o boom da instalação do Porto e os investimentos em Barra do Furado. "Vale ressaltar que a conferência é do Conselho Municipal de Saúde. A meta é avançar nas reflexões que irão nortear a saúde em Campos. Quando pensamos em saúde, pensamos em saúde plena, bem-estar, prevenção, imunização, qualidade de vida, atividade física, é isso que tentamos oferecer a população. Essa mudança não faz parte do futuro. Já é o nosso presente de forma avassaladora. Esse encontro não deve ser apenas um momento de discussão e sim de reflexão", contou Paulo Hirano.
Para Nelson Nahim, o legislativo também deverá fazer sua parte. "Campos tem grandes recursos, mas grandes problemas, no entanto, não tem que arcar sozinho com as responsabilidades e sim em parceria com a vizinha de São João da Barra", falou o presidente da Câmara.
Impacto - Os professores falaram do crescimento populacional apresentando dados que evidenciam que as mudanças já começaram. José Luiz salientou que o fato de Campos estar entre o Porto do Açu e Barra do Furado vai exigir mudanças mais rápidas e organizadas. "O impacto de fato já se anuncia. Campos terá evolução no emprego formal, de carteira assinada. Estamos em uma área privilegiada. Temos que montar uma estratégia que vai de São João da Barra a Macaé, incluindo ainda mudanças no Plano Diretor de Campos, sem deixar de rever o zoneamento da cidade, estudar o uso da ocupação do solo e mais".
Já o Jair Araújo Junior falou do Sistema Único de Saúde (SUS). "Temos um SUS de uma prática desafiadora para alcançar a excelência. A projeção do crescimento populacional em Campos e São João da Barra é grande. Hoje, Campos tem 463 mil habitantes. Em 2020, a tendência é 499 mil. Já São João da Barra tem 32 mil habitantes e, em 2020, deverá ter 60 mil", revela citando que existe projeto de aumentar um bloco do Hospital Escola Álvaro Alvin, além de outros investimentos na saúde.
O moderador da Pré-Conferência, Nélio Artiles, enfatizou que aquele era um momento histórico. "Nosso Conselho é modelo nacional. Esse ano, o tema da Conferência 'Pacto pela Vida' nos remete a falar de amor pela vida, pela nossa cidade. Temos que planejar para um futuro próximo, por isso, precisamos de um Conselho fortalecido para ajudar, fiscalizar", ressalta Artiles.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira