A subsecretária municipal de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, e sua equipe participaram, nesta sexta-feira (11), do Encontro Estadual de Mulheres na Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), no Rio de Janeiro, onde anunciou que, em breve, será criado em Campos o Selo da Empresa Amiga da Mulher. A equipe da subsecretaria e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Batista teve uma semana intensa de atividades pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08. O evento também contou com as presenças da subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Glória Heloiza, da gerente de Assistência do Sesc, Thaís Castro, e da deputada federal Rosângela Gomes
A subsecretária Josiane Viana ressaltou a importância de participar de um evento plural como foi o encontro do Fecomércio, destacou o Ceam, a Casa Benta Pereira e a luta pelos direitos das mulheres. “Sei o quanto a rede especializada e não-especializada é importante no combate à violência contra as mulheres. Nós, sociedade civil, também somos responsáveis. Temos vários projetos envolvendo várias entidades. Estamos também envolvendo outros movimentos, como o Dia Laranja, onde desenvolvemos ações em todo dia 25 com a participação do comércio, da indústria, do ambiente escolar, entre outros, para que todos entendam que essa luta deve ser diária e coletiva”, ressalta Josiane Viana.
A subsecretária também destacou a importância do Ceam e de ações para tirar a mulher do ciclo de violência. “A gente inaugurou o Ceam em setembro e, até dezembro, nós realizamos 43 atendimentos. Em janeiro e fevereiro, atendemos 112 mulheres porque a gente fez um pacto com a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que tinha um grande desejo de trazer o Ceam para cá porque, sem esse atendimento, a mulher continua no ciclo da violência e o primeiro motivo é o medo do agressor e o segundo motivo é a não independência econômica, por isso, a articulação e conexão em rede são muito importantes. Então, a gente trabalha muito com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para gerar oportunidades de emprego para essas mulheres”, explica Josiane, que ressaltou a importância do Governo do Estado apoiar as políticas públicas voltadas para a mulher em parceria com o município.
Encerrando a semana, acontece neste sábado (12), às 21h, o show de Fernanda Abreu, dentro do Projeto Mulheres Múltiplas, do Sesc RJ. O show será no estacionamento do Guarus Plaza Shopping, um dos parceiros do evento. O ingresso pode ser trocado por um pacote de absorvente em um dos pontos de troca dentro da campanha de combate à pobreza menstrual. As atividades fazem parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março.
A programação segue durante o mês com o Projeto Mulheres Múltiplas, entre os dias 17 e 20 deste mês, na unidade do Sesc Campos, várias atividades serão realizadas. No dia 19, a partir das 14h, tem Roda de conversa com o tema: “Pobreza menstrual: precisamos falar sobre isso”, às 15h e, para finalizar com chave de ouro shows com Karine, às 16h, e Donas do Baile, às 18h. No dia 20, acontece a roda de conversa sobre “A mulher que eu fui, sou e quero ser”, às 15h e, em seguida, às 16h, show com o grupo Elas Sambam.