A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, lança, na próxima quinta-feira (17), o Programa Mãe Coruja - um benefício social que vai contemplar gestantes com 200 kits enxoval, por mês, de acordo com os cadastros no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Na oportunidade, o prefeito Wladimir Garotinho vai entregar 17 carros para estruturação dos equipamentos de assistência social. O evento está marcado para às 14h, no Teatro Trianon.
O Mãe Coruja é destinado à recém-nascidos, filhos de mães em situação de vulnerabilidade que receberão um enxoval incluindo ítens como roupas e materiais para higiene do bebê.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a decisão da gestão visa garantir a qualidade do atendimento aos usuários e ampliar a oferta de serviços. “Avançamos bastante e agora conseguiremos ampliar a rede de proteção social, desta vez para as gestantes, e os veículos irão possibilitar mais visitas domiciliares e abordagens sociais, aproximando o poder público da população”.
Na última semana, encontros foram realizados com as beneficiárias do Programa Mãe Coruja. As reuniões aconteceram, respectivamente no CRAS de Goitacazes e Parque Guarus. As técnicas do Departamento de Proteção Social Básica conversaram com as futuras mamães, explicaram a importância dos cuidados durante a gravidez e a disponibilidade da rede socioassistencial para atendê-las.
Ingrid Martins, de 27 anos, grávida de nove meses, moradora do distrito de Goitacazes, disse estar ansiosa para receber o kit. “Quando recebi a ligação, achei que fosse um sonho, mas é real e vai chegar em boa hora, porque estava sem saber o que fazer”.
A dona de casa Ana Carolina Barbosa, de 22 anos, com nove meses de gravidez, declarou que o enxoval chega no momento certo. “Eu e meu esposo estamos desempregados, e vai chegar em uma ótima hora para nosso filho, Thallys Miguel. Estou muito feliz”.
Aos 18 anos de idade, moradora do Parque Guarus, Ludimila Menezes, que está no nono mês de gestação, não esconde a felicidade, agradece ao prefeito Wladimir Garotinho pela idealização do projeto e por ter sido uma das contempladas.
"Quando descobri que estava grávida, fiquei pensando como ia fazer para comprar as coisas do meu bebê, porque nem eu nem meu namorado estamos trabalhando. Fui no CRAS e soube do kit, fiz o cadastro e fui selecionada. Fico feliz, porque a gente quer o melhor para o nosso filho, e sair do hospital com meu filho arrumadinho com o enxoval me deixa muito feliz. Só tenho que agradecer ao prefeito, porque sem o Mãe Coruja nem sei como seria”, disse Ludimila.
Veículos – São 17 automóveis, adquiridos com recursos do Programa Bolsa Família e da Estratégia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Os carros serão distribuídos entre os equipamentos, sendo 10 para atender as demandas das unidades do CRAS; três para a gestão do Programa Auxílio Brasil; três para a abordagem social do CREAS e um veículo para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Avanços - As unidades do CRAS de Custodópolis, Goytacazes, Parque Guarus, Travessão e Ururaí vão ganhar novas instalações. No ano passado, a Secretaria ampliou os atendimentos em até 45%, no comparativo aos meses de janeiro e dezembro de 2020.
Mais programas - Ainda neste semestre, o Cartão Goitacá – programa de transferência de renda no valor de R$ 200 – irá beneficiar cerca de cinco mil famílias, garantindo segurança alimentar aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, também vai ser implementado com diversas ações para que famílias com crianças entre zero e seis anos de idade possam contar com ferramentas que visem promover o desenvolvimento integral das mesmas.