Notícia no detalhe
Projeto Nascer amplia vacina BCG para o HPC
Os bebês que nascerem no Hospital Plantadores de Cana a partir de segunda-feira (11) receberão a vacina contra a tuberculose – a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) – ainda na maternidade. A medida já é desenvolvida na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa, desde o ano passado, por meio do Projeto Nascer em Campos, vinculado ao Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca).
A meta da Secretaria de Saúde de Campos é levar o serviço para as outras maternidades do município públicas e particulares, a exemplo do que já acontece com a vacina contra a hepatite B, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa. A doença atinge não apenas o pulmão, mas também outros órgãos como rins e meninge”, disse.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, destaca a importância do projeto. Segundo ele, a medida vai contribuir para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil. “Essa já é uma vacina consagrada. A Secretaria de Saúde quer aproveitar a oportunidade que a criança ainda está na maternidade para fazer um círculo de proteção vacinal. Depois que a criança vai pra casa, não temos a certeza de que a mãe voltará a uma unidade de saúde para vaciná-la. Dessa forma, podemos garantir”, afirmou Charbell.
A coordenadora do Paisca, Nazaré Machado Félix, afirma que o trabalho representa um avanço, pois possibilita cobrir quase 100% de recém-nascidos, com exceção dos pré-maturos com menos de dois quilos e dos nascidos em casa. “É uma atitude extremamente simples, mas de um valor muito grande”, disse, lembrando que a - explica a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca), Nazaré Machado Félix.
O Nascer em Campos realiza, ainda, trabalho de orientação às mães a respeito de assuntos como, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir, alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















