A Prefeitura de Campos fortaleceu os vínculos com instituições assistenciais através de repasse dos recursos, assinando termo de fomento com 11 instituições nesta terça-feira (15). O documento foi assinado pelo presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (CMPDCA), Fabiano de Paula, na sede do órgão, na Rua Barão de Miracema, no Centro. Os recursos destinados para as instituições são repassados pela Prefeitura, por meio do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMIA), órgão ligado ao CMPDCA.
O presidente falou dos avanços na política social a da contribuição com os projetos. “Temos como objetivo cuidar das pessoas, garantindo atendimento aos mais vulneráveis. Estamos felizes em estar fazendo a diferença na vida das pessoas, o que possibilitará ainda mais autonomia aos assistidos e o fortalecimento da família através das políticas públicas”, ressaltou.
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Regina Carvalho, disse que é importante essa assinatura. “Para a gente, é mais uma vitória conquistada para esse ano de 2022. Estávamos aguardando essa assinatura e dar continuidade ao trabalho, atendimento aos usuários e a APAE agradece de todo coração”, enfatizou.
Foi importante também para a presidente da Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE), Naira Peçanha. “Estar assinando o termo é de suma importância para todas as intuições. Somos 11 nesse processo e posso dizer pela APAPE, com muita propriedade, que dar o direito aos usuários e às famílias a ter tratamento digno e, também, no fortalecimento dessa política da criança e adolescente, é fundamental para uma sociedade mais justa. O nosso projeto é perceber o mundo através do afeto, que é, para o portador de Transtorno do Espectro Autista, projeto inovador".
Para o presidente da Obra do Salvador, Padre Wallace, o fundo é bem proveitoso. “Com essa verba, preparamos os jovens para o mercado de trabalho. Capacitando-os, para ter uma história nova e, com isso, a prefeitura nos ajuda com auxílio de educadores, psicólogos, pedagogos, envolvidos com os jovens para fazer a formação inteira. Deste modo, capacitando-os, para que eles possam estar dentro do mercado de trabalho. A gente agradece muito a prefeitura, que incentiva os jovens que poderiam estar às margens das ruas para vivenciar esse projeto”, frisou o presidente.
O termo de fomento foi firmado com as seguintes organizações: Associação de Pais de Pessoas Especiais – APAPE; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais – APOE; Bem Faz Bem; Instituto Profissional São José; Orquestrando a Vida; Centro Juvenil São Pedro; Obra do Salvador; Fundação Câmara de Dirigente Lojistas; Grupo Espírita Francisco de Assis; e Lar Fabiano de Cristo.
A assinatura foi a partir do processo de chamamento público CMPDCA 2021-2022 das entidades para a celebração para seleção de projetos sociais que atenda crianças e adolescentes no município, entre cursos livres, ações socioeducativas e ações e cursos para crianças e adolescentes com deficiência.