Em mais uma iniciativa de oferecer capacitação para os empreendedores do município, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, inicia, nesta quinta-feira (17), o Projeto Bora Empreender com a oficina “Como controlar o fluxo de caixa”. Ao todo, 120 vagas foram preenchidas e os participantes estarão divididos em dois horários: às 14h e 18h. Os cursos e oficinas serão realizados no coworking do Boulevard Shopping . Ao todo, 500 vagas estão sendo oferecidas gratuitamente para os cinco temas que serão trabalhados até o mês de setembro em períodos intercalados. O prefeito Wladimir Garotinho destacou o empreendedorismo em Campos. "O empreendedorismo sempre esteve no DNA de Campos. Nosso povo é criativo, trabalhador e sempre cheio de boas ideias"
“Estamos oferecendo mais uma oportunidade de capacitação para os empreendedores com temas relevantes para o dia-a-dia dos seus negócios. Na primeira oficina, estamos com 120 inscritos, ou seja, a capacidade máxima que oferecemos. A nossa expectativa é que o mesmo aconteça com os próximos cursos e oficinas porque será uma grande oportunidade de aperfeiçoamento para que possam ampliar seus negócios”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, que também agradeceu aos colaboradores pela parceria no projeto.
As inscrições são feitas sempre 15 dias antes da data dos cursos e oficinas. O projeto Bora Empreender é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Campos, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Scolabora e outros parceiros que acreditam no poder de transformação, através da capacitação pessoal.
O município de Campos tem dado apoio aos empreendedores através da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Além de auxiliá-los na formalização, também oferece linha de crédito através do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam).
( Info sobre fotos da Agência Berenger )
Os próximos cursos serão realizados nos dias 12 de maio, 21 de julho, 15 e 24 de setembro. No dia 12 de maio, às 19h, será realizado o curso básico Mercado Digital voltado para empreendedores da área de confeitaria. No dia 21 de julho, o tema da oficina será “Como aumentar as vendas”, no mesmo horário, para empreendedores e autônomos. O curso básico de Finanças será no dia 15 de setembro e, encerrando a programação, no dia 24 de setembro, será realizada a oficina Estratégia de Redes Sociais. Além da primeira oficina, os dois últimos encontros acontecerão em duas turmas: às 14h e 18h.
(Foto: César Ferreira)
Mérida lembra que, no ano passado, a secretaria também promoveu o curso Digitaliza Campos, no Teatro Municipal Trianon, voltado para profissionais interessados no mercado digital. O evento visa promover capacitação e oportunidade, de forma inclusiva e plural. Para o evento presencial, foram respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social. “Desde o ano passado, iniciamos um programa de retomada da economia, que foi prejudicada nos períodos mais restritivos da pandemia da Covid-19, e estamos continuidade este ano. Esperamos que todos aproveitem bem esses cursos e oficinas que estão sendo oferecidos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também firmou parceria com o Sesc RJ para um ciclo de palestras com estrelas do esporte ministrando palestras motivacionais para empreendedores. No dia 15 de dezembro, a gestora esportiva, ex-nadadora olímpica, Patrícia Amorim, ministrou palestra com o tema “Inspirando mulheres a vencer desafios”. No dia 20, foi a vez do treinador da Seleção Brasileira Sub-21, Giovane Gávio, “Vencendo desafios” e, no dia 08 de março, encerrando o ciclo de palestras, o campeão olímpico de vôlei, Bernardinho, ministrou a palestra “A Cultura da Excelência”. Os eventos foram realizados gratuitamente.