Vinte e quatro instituições que contribuíram com a saúde pública municipal no enfrentamento à pandemia da Covid-19, principalmente no processo de imunização da população, participam da solenidade de entrega do certificado de Menção Honrosa, realizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (21). Na ocasião, foi oficializada a desobrigação do uso de máscara em ambientes fechados e abertos no âmbito do município.
A solenidade, que contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes, acompanhados do secretário de Saúde, Paulo Hirano, e do subsecretário e diretor de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), respectivamente Charbell Kury e Rodrigo Carneiro, respectivamente, aconteceu na sede do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA).
“Aos parceiros que acreditaram no nosso trabalho e ajudaram nos momentos graves que tivemos que enfrentar, como falta de insumos, falta de equipe, falta de local para vacinação que foi tão volumosa, tão acelerada que, quantos mais locais abríamos, mais tinha fila. Chegamos a ter mais de 30 pontos de vacinação, pois as pessoas aderiram à campanha. A todos os parceiros que simbolicamente aqui estão sendo homenageados tenham certeza que esse certificado é pouco diante da gratidão que esse município tem a cada um de vocês. Sem vocês não teríamos conseguido”, disse o prefeito Wladimir.
Wladimir lembrou que no ano passado os municípios da região chegaram a trocar medicamentos no período mais crítico da pandemia. “Ninguém conseguia comprar. Era desesperador. Se nós não tivéssemos organizado enquanto cidade, teria sido muito pior. Acho que Campos passou bem pelo período que vivemos. Perdemos 1.827 pessoas, mas não queríamos ter perdido nenhuma, mas o que nos conforta é saber que demos o melhor”, declarou.
Receberam o certificado de Menção Honrosa representantes do Porto Açu; Polícia Militar; 5º Grupamento de Bombeiro Militar; Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT); Automóvel Clube Fluminense; Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Instituto Federal (IFF) – campus Centro e campus Guarus; Colégio Salesiano Dom Bosco de Campos; Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa); Shopping Guarus Plaza ; Grupo de resgate Voluntário (GRV); e Boulevard Shopping Campos.
Sobre a participação do Instituto Federal Fluminense (IFF) no processo de enfrentamento à pandemia, o reitor, Jefferson Manhães Azevedo, disse que “não tem sentido para o IFF se não for para estar ao lado da população, das pessoas para enfrentar os seus reais problemas”.
Também fazem parte dessa rede de apoio o Hospital Dr. Beda; Hospital Escola Álvaro Alvim (HAEAA); Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos (SBPC); Santa Casa de Misericórdia de Campos(SCMC); Hospital Plantadores de Cana (HPC); Paróquia Santa Terezinha, na Pecuária; Paróquia São Gonçalo, em Goitacazes; Paróquia Santo Antônio, no Jardim Carioca; Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS; Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculado Conceição, em Travessão; e Paróquia Santa Helena, no Jockey Club.
“Não podemos esquecer que no Brasil mais de 600 mil pessoas faleceram, mas hoje é uma vitória para nós. E essa homenagem, esse momento é muito importante porque a gente percebe a unidade, tudo que aconteceu. Hoje nós temos os números baixos porque as pessoas estão sendo vacinadas, mas também porque um grupo uniu para abrir as suas igrejas, os seus estabelecimentos, suas associações para que as pessoas tivessem mais acesso, mais rapidez pela vacina. Então, a pandemia nos ensina que fortes e unidos nós vencemos qualquer batalha que tem na vida. Creio que hoje aqui a gente comemora também essa unidade, essa fortaleza e com certeza vencendo todas essas dificuldades e, se Deus quiser a pandemia fica como algo que já passou na nossa vida”, declarou padre Wallace Hortêncio de Azevedo, da Paróquia Santo Antônio.
Além de abrirem seus espaços para a imunizar a população, o município também recebeu diversas doações como freezers, caixas e bolsas térmicas, gelo reutilizável e caixas organizadoras, gerador, a cessão de um veículo, modelo van, e um motorista para auxiliar na logística da campanha de vacinação contra a Covd-19.
Estiveram presentes na solenidade o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, subsecretário de Segurança, Marcos Moreira, os vereadores Leon Gomes, Marcione da Farmácia, Dandinho de Rio Preto, Juninho Virgílio, pastor Marcos Elias e Cassiano, além de outras autoridades.