O programa do governo Wladimir Garotinho para a reestruturação da agricultura em Campos tem quatro pilares: infraestrutura, regularização fundiária, assistência técnica e comercialização, sendo os três primeiros fundamentais para a promoção do último. Com o avanço tecnológico e a crescente utilização de novas tecnologias na produção agrícola, a qualificação dos que atuam no campo é um dos pontos da assistência técnica que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Campos, por meio do programa CapacitaAgro Campos.
O CapacitaAgro Campos vem disponibilizando capacitações e cursos regionalizados e de curto período nas áreas de agricultura, pecuária e pesca, geralmente, para um número limitado de participantes por encontros. Mas o programa prevê novas parcerias, também para a implantação de cursos técnicos e de qualificação.
"O Sindicato é o representante do Senar em Campos e temos uma grade de mais de 200 cursos, que são disponibilizados no município para produtores e trabalhadores rurais, bem como seus familiares, conforme a demanda apresentada pela Secretaria de Agricultura. A secretaria verifica, por exemplo, que em determinada região predomina o cultivo de abacaxi e aponta um curso específico, voltado para aquele cultivo. O CapacitaAgro é importante, porque estamos levando conhecimento ao homem do campo. Com o conhecimento e o domínio de tecnologias, o homem do campo vai aumentar sua produtividade e melhorar a produção", declarou o presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Bartholomeu.
O secretário de Agricultura destaca a importância do programa: "Já estamos construindo e recuperando estradas e pontes para o escoamento da produção. Também estamos promovendo regularização fundiária e disponibilizando assistência técnica, não só para garantir o acesso, como para promover o uso adequado da terra, créditos e novas tecnologias. Mas, junto com a assistência técnica, prestada por profissionais do setor, é fundamental a capacitação e qualificação de nossos produtores e trabalhadores rurais, porque de nada adianta criar as estruturas para a promoção do agronegócio, se nossos homens e mulheres rurais não tiverem conhecimento das técnicas ou habilidade para manusear essas novas tecnologias em suas atividades", explica Almy Júnior.
O CapacitaAgro oferece mais de 60 cursos gratuitos de curta duração, como Administração Rural, Básico de GPS e Sistema de Posicionamento Global, AutoCAD, Boas Práticas na Fabricação de Doces e Compotas, Mulheres em Campo, Cultivo de Fruteiras Perenes e Semiperenes, Doma Racional de Equídeos, Negócio Certo Rural, Práticas Agroecológicas de Produção, Produção de Derivados do Mel e Monitoria de Qualidade do Leite, entre outros. Nos dias 7, 8 e 9 de abril acontece o Beneficiamento do Pescado, na Associação de Pescadores de Coroa Grande. Interessados podem dar sugestões e fazer inscrições pelos telefones (22) 98175-2019 e 2732-4434 e pelo e-mail agricultura@campos.rj.gov.br.
CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO E NOVAS PARCERIAS
O secretário Almy Júnior participou, na última semana, na Escola Agrícola Antônio Sarlo, de reunião com as representantes do Senar-RJ, Raquel Lima, Gleiciane Pimentel e Mariana Alfenas; com o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Paulo Cesar dos Santos; o diretor da Escola Agrícola, Marcelo Almeida; e a representante do projeto Horta Girassol Esperança, Victoria Carogio. O assunto foi a parceria com outras instituições para implantação de cursos técnicos.
"A Prefeitura vai apoiar o Senar-RJ na oferta de três cursos: Técnico em Agronomia, Técnico em Fruticultura e Técnico em Zootecnia, que funcionarão na Escola Agrícola. Estamos firmando parcerias com universidades e já temos, inclusive, a proposta de implantar, com a Uenf, o curso de Agroecologia. Com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) vamos capacitar agentes em Saúde Animal e outros", contou Almy.
A coordenadora Regional e Pedagógica do Senar-RJ, Raquel Lima, concorda com Almy sobre o CapacitaAgro Campos ser um verdadeiro movimento para o desenvolvimento da agricultura.
"O Senar colocou para o município todos cursos que são disponibilizados no estado e que forem necessários para atender às demandas da agropecuária, pesca e assistência técnica. Nós viemos da cana de açúcar e hoje temos pecuária de corte, agricultura urbana e agricultura orgânica. Campos foi o único município que recebeu o curso técnico de Fruticultura e tivemos uma procura imensa, muitas inscrições para o de Zootecnia, além do de Agronegócio. Campos passa por uma mudança muito grande na Agricultura e essa capacitação é primordial para fazer renascer essa vontade agrícola no município, é o caminho para o resgate dessa vocação natural e para as pessoas verem que é possível viver da agricultura em um município que sempre teve muito a ofertar nessa área", concluiu a coordenadora do Senar.