Notícia no detalhe
“Justiça para quem produz” em ato público no Rio daqui a pouco
O movimento “Justiça para quem produz”, liderado pela prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) participa daqui a pouco, às 16h, do ato público no Rio de Janeiro contra a emenda do deputado Íbsen Pinheiro, que divide os royalties de petróleo para todos os estados e municípios do país. Cerca de 150 ônibus saíram de Campos nesta quarta-feira (17) com destino à capital. A concentração para o ato, que terá a participação do governador Sérgio Cabral, será na Candelária e os manifestantes seguirão, em passeata pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde acontece a manifestação “Contra a Covardia – Em defesa do Rio”. A Candelária também já foi cenário de outras manifestações históricas como em 1984 pelas “Diretas Já”, reunindo uma verdadeira multidão.
Em entrevista coletiva no último sábado (13), o governador convidou toda a população fluminense a participar do ato e, em Campos, assim como em municípios da região, uma grande mobilização foi feita para levar um grande número de pessoas ao ato público. Assim como a prefeita, o governador também decretou ponto facultativo nesta quarta-feira, possibilitando que a população compareça em massa.
- Todos nós sabemos da importância que os royalties têm para a região e para o Estado do Rio. Sabemos que esta luta cresceu e chegou onde chegou porque a população de Campos se uniu. A mobilização que realizamos no dia quatro e que reuniu milhares de pessoas na Praça São Salvador foi apartidária. Todos os partidos estiveram presentes e puderam dar seus depoimentos. Foi um ato democrático, sem cor partidária - destaca a prefeita, ressaltando a importância do movimento iniciado no interior do estado.
Na participação da prefeita no retorno dos trabalhados legislativos, no dia 23 de fevereiro, ela convocou a sociedade civil organizada a entrar na luta em defesa dos royalties e, no dia 25, junto com os prefeitos de Macaé, Riverton Mussi, e de Quissamã, Armando Carneiro, além representantes dos outros municípios produtores da região, foi realizada uma grande reunião no Palácio da Cultura, quando foi definido que no dia quatro de março aconteceria a mobilização na Praça São Salvador.
- Não tomamos nenhuma decisão isolada. Tudo é feito em conjunto com os prefeitos e sociedade civil. Inclusive, a proposta do fechamento da BR-101 veio de um empresário de Macaé e foi aprovada por todos - , disse Rosinha Garotinho, que iniciou a luta para evitar perdas para municípios e estados em fevereiro do ano passado.
Entre as entidades que aderiram ao movimento, estão Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Associação dos Farmacêuticos do Norte Fluminense, Sindicato Rural de Campos, Sindicato dos Ceramistas de Campos, Sindicato dos Bancários; Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), entre outros, incluindo de município vizinhos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















