O processo de vacinação itinerante contra Covid-19 nas unidades escolares da rede municipal de ensino teve início nesta terça-feira (22) e vai durar seis meses, aproximadamente. A ação visa contemplar cerca de 15 mil alunos com idades entre 5 e 11 anos, e começou na Escola Municipal 29 de Maio (Pecuária), onde 100 estudantes foram imunizados, com autorização dos pais ou responsáveis. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; infectologista e subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury; coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello; e a equipe do Programa abriram os trabalhos.
(Foto: Kamilla Uhl)
Pai da aluna Ana Clara Silva, 9 anos, Claudiomar Alvarenga deu uma “aula” de conscientização na escola. “Recomendo que os outros pais também autorizem a vacinação dos filhos, pois, assim, estaremos garantindo a imunização de rebanho. Tragam as crianças para vacinarem, pois eles são a continuidade da nossa sociedade. As políticas públicas sozinhas não são suficientes para salvar vidas. Que a gente saia da nossa zona de ignorância, abra a nossa mente e se conscientize para a necessidade de dar continuidade a esse processo de vacinação tranquilamente, não somente contra Covid, mas também outras vacinas para eliminar doenças que assolam nosso país. Isso é muito importante para que o futuro do nosso país possa estar seguro com nossos filhos vacinados”, disse.
Na quarta-feira (23), 23/03, a imunização acontecerá na Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, em Ibitioca. Quinta-feira (24), na Escola Municipal Castelo Branco, Pecuária; e na sexta-feira (25), no CIEP Arnaldo Rosa Viana, Parque Aurora.
(Foto: Wellington Rangel)
“Vacinamos cerca de 25 mil crianças em Campos contra Covid-19, mas acreditamos que iremos aumentar a cobertura vacinal com esse processo de imunização itinerante nas unidades escolares. Assim como aconteceu em 2012, quando fizemos a vacinação de adolescentes contra HPV e outras doenças, e foi um sucesso, esperamos que dessa vez a resposta dos pais também seja bastante positiva. A escola é um ambiente propício para isso, pois é a segunda casa dos estudantes; ambiente agregador e de confiança dos pais e alunos. Hoje, vacinamos dezenas de alunos com a primeira dose e, ainda, outras crianças com a segunda dose”, destacou Charbell.
Marcelo afirmou que, em paralelo, também segue acontecendo a testagem Covid em professores e alunos da rede municipal, cuja ação teve início quarta-feira passada. Até esta terça-feira (22), 348 testes foram realizados, sendo 74 em profissionais e 274 alunos, com nenhum caso positivo para covid-19.
“Essa é mais uma parceria entre a Saúde e a Educação com objetivo de aumentar a segurança no ambiente escolar. Com isso daremos condições aos nossos alunos de se preocuparem apenas com o conteúdo escolar. Desde o ano passado, diversas são as ações já implantadas visando evitar a propagação do coronavírus no ambiente escolar, como, por exemplo, elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Além disso, a Secretaria realizou vários cursos e seminários para orientar a comunidade escolar, implantou polo de testagem e de vacinação contra Covid na própria Secretaria, para profissionais e alunos das redes públicas e particular de ensino, entre outras ações”, informou Marcelo.
CRONOGRAMA VACINAÇÃO COVID-19:
22/03 - Centro Educacional 29 de Maio
23/03 - Prof. Maria Ângela Moreira Pinto
24/03 - EM Castelo Branco
25/03 - CIEP Arnaldo Rosa Viana
29/03 - EM Walter Siqueira Manhães
30/03 - CEMSTIAC
31/03 - CIEP Clóvis Tavares
01/04 - Pequeno Jornaleiro
AGENDA DE TESTAGEM NAS ESCOLAS
21/03 - CEMSTIAC
22/03 - Pequeno Jornaleiro
23/03 - Getúlio Vargas
24/03 - Lions I
28/03 - Branca Peçanha
29/03 - Frederico Paes Barbosa
30/03 - Leopoldino Maria