Notícia no detalhe
Enfermeiros capacitados para descentralizar Teste do Pezinho
A prefeitura vai descentralizar ainda mais a coleta de material para o Teste do Pezinho. A meta é levar o serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), diminuindo ainda mais o tempo em que a mãe leva a criança para fazer o teste. Para isso, 26 enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de Saúde e da rede hospitalar conveniada participaram de capacitação para coleta do Teste do Pezinho, nesta segunda-feira (11), no Instituto de Endocrinologia e Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (IEDE).
Desde outubro de 2010, quando foi instituída a coleta intra-hospitalar do Teste para pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) Neonatais, cerca de 400 exames foram coletados somente nessas unidades (Hospital Santa Casa e Hospital Plantadores de Cana - HPC). A descentralização evitou que essas famílias tivessem que ir ao Rio para realizarem os exames.
De acordo com o diretor do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), pediatra Luís Alberto Mussa Tavares, quando os bebês ficam internados e perdem o prazo para a coleta de até 30 dias, os pais precisam levá-los ao IEDE. Com a capacitação dos enfermeiros, o exame será colhido ainda no hospital, evitando este trânsito. Ele lembra que, em 2010, nove enfermeiros da rede municipal foram capacitados. Este ano, a Secretaria enviou também os profissionais da rede hospitalar conveniada com UTI Neonatal. Eles receberão certificação junto ao IEDE.
As outras unidades coletoras em Campos são os pólos 1 e 2 do CRCTA e o Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira, onde o teste é realizado em crianças não internadas. O exame detecta doenças como anemia falciforme, hipotireoidismo e fenilcetonúria, uma patologia genética que pode causar retardo mental permanente.
Ainda segundo o pediatra, de janeiro a dezembro de 2010, o município enviou 6.287 exames do pezinho ao IEDE. Deste total, 3.350 foram colhidos de bebês com mais de 8 dias de vida, o que corresponde a 53% do total de exames enviados. Ao todo, 138 bebês tiveram suas coletas realizadas após os 30 dias de vida.
- O índice é nivelado com o padrão apresentado por todo o estado, segundo dados do próprio IEDE, mas o município quer melhorar esse índice. Estamos trabalhando e orientando nossos enfermeiros que prestam assistência ao Alojamento Conjunto de nossas maternidades, para reforçarem, junto aos pais, a necessidade de realização do teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dia de vida - explicou o médico.
Dados do IEDE mostram que a coleta após 8 dias de vida vem influenciando outros índices fundamentais como o tempo em que é realizada a segunda coleta e o tempo que o bebê chega para o tratamento. “Temos obtido já grandes resultados. O CRTCA busca semanalmente os exames e entrega os resultados às famílias, responsabilizando-se também pela busca ativa dos casos suspeitos”, afirmou o pediatra.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira