Segundo especialistas, “startup é uma empresa em fase inicial, que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base”. E foi esse modelo de empreendimento que o Head de Inovação, Guilherme Pedra, escolheu para o seu negócio. Ele é um dos que se inscreveu para o edital de chamamento público de apoio a Startups.
Para que mais pessoas consigam fazer como Guilherme e se inscrever, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) prorrogou para 31 de março o prazo de inscrição do edital de chamamento público para seleção de projetos de empreendedores com perfil inovador para participarem do Programa Municipal de Apoio a Startups, que foi aberto em 18 de fevereiro. O programa visa apoiar a incubação de empresas na Tec Campos Incubadora, parceira da Secretaria, com oferta de até 30 bolsas de desenvolvimento tecnológico no valor de R$ 1.100,00.
Guilherme conta que esse já é o segundo edital de apoio a Startups que participa. Desta vez ele está concorrendo com um projeto de um sistema de monitoramento de comorbidades, o Medibem. O sistema funciona através de um smartwatch, sem necessidade de ter um celular.
Através dele é possível aferir a pressão arterial do paciente, oxigenação, qualidade do sono e, desta forma, configurar através de Inteligência Artificial, alardes de situações de emergência. O sistema também conta com um sensor de queda, que avisa à pessoa cadastrada que o paciente caiu e necessita de ajuda. Essa já é a segunda startup de Guilherme. Ele começou com a PediuFarma, um aplicativo de farmácia onde o consumidor pode fazer pesquisa de preços e, ainda, verificar em qual farmácia tem o medicamento e fazer o pedido com mais praticidade.
Segundo Guilherme, o aplicativo já teve mais de 40 mil downloads. Na região e em Curitiba, o volume de negócios do PediuFarma é de meio milhão de reais. Quem quiser saber mais sobre o aplicativo pode acessar o link www.pediufarma.com.br.
“Eu aprendi muito com a primeira experiência de startup, como por exemplo, como tirar o projeto do papel e inserir no mercado, como captar recursos e, também, o processo de vendas digitais. Esse projeto é muito importante, porque tudo que é investido retorna para o município através da geração de empregos e renda”, diz Guilherme.
O edital foi publicado no Diário Oficial do município (
AQUI) e também está disponível no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). A seleção acontecerá entre os dias 01 e 10 de abril e o resultado preliminar será divulgado em 12 de abril. A divulgação dos resultados finais acontecerá em 19 de abril. O início das atividades está previsto para 01 de maio.
Segundo Adriana Crespo, gerente de Articulação de Projetos da Seduct, podem participar profissionais com formação superior, com propostas de projetos de inovação e/ou criação de empresas de base tecnológica (Startups), que resolvam demandas do comércio/economia local. “O foco dos projetos deverá ser o da inovação para a competitividade. Vale ressaltar que pessoas de outros municípios também podem participar, desde que abram um CNPJ em Campos, que é uma das exigências do edital”, explica.
O empreendedor coordenador deverá enviar a documentação completa em arquivo PDF, para o endereço eletrônico startupcampos@edu.campos.rj.gov.br. Os documentos a serem
apresentados, as diretrizes, formulário de proposta de projeto, plano de negócios, temas e fases do projeto, cronograma e demais informações pertinentes foram divulgadas no edital.