Depois de dois anos com sua tradicional programação interrompida por causa da pandemia da Covid-19, o Teatro Municipal Trianon reabriu suas cortinas na noite desta sexta-feira (25). No foyer, ballet e música clássica recepcionaram a plateia. No palco, a emoção do contato entre artista e público foi reativada com o show da cantora Laurah Pessanha e com apresentação de dança Flamenca. As atividades marcaram o começo da temporada 2022 de um dos maiores teatros do país, sob a administração da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Para recepcionar o público que chegava, o Trianon abriu as portas do foyer com apresentação de música instrumental do Scherzo Quartet, formado pelos músicos Marlon Beraldi (violino), Felipe Diamantino (viola), Pedro Carvalho (violoncelo) e Karolline Chaves (flauta). A bailarina, Tainá Araújo, apresentou uma bonita performance.
No palco, a projeção de um vídeo mostrou algumas intervenções e reparos estruturais que antecederam a retomada do Trianon. Antes das apresentações, a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, a vice-presidente, Fernanda Campos, e a diretora executiva das Artes e Culturas, Kátia Macabu, fizeram pronunciamentos, dando boas-vindas ao público que ocupava as cadeiras da Plateia Dom Américo e aos espectadores da transmissão do evento, realizada no canal da FCJOL no YouTube.
“Para todos nós da FCJOL a alegria de reabrir o Trianon representa um grande presente dado ao público que frequenta este grande templo da cultura, desde sua inauguração, em 31 de julho de 1998. Foram quase dois anos com a cultura silenciosa e, a partir de agora, ainda seguindo cuidados sanitários importantes, estamos fazendo a retomada cultural de nosso município. Começamos com os talentos da terra e, nas próximas semanas, voltaremos e receber espetáculos nacionais”, anunciou Auxiliadora Freitas.
“O Trianon volta ao seu público depois de longas batalhas, dado o cenário em que encontramos este equipamento. No novo momento, desejamos que este espaço volte a trazer diversão aos campistas, pois a arte é um grande lenitivo para a alma”, observou Fernanda Campos.
A valorização do artista local, no período da pandemia, foi lembrada por Kátia Macabu, que destacou o retorno de recursos da Lei Aldir Blanc 2020 para Campos, em outubro de 2021, quando a FCJOL, através do Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Funcultura), lançou três editais com o aporte de R$ R$ 605.710,16, contemplando 135 fazedores e fazedoras de cultura. “A equipe da FCJOL se orgulha do êxito dos editais que fomentaram nossa cultura, valorizando seus agentes”, disse.
A performance “Paíson Flamenca”, apresentada por Gisele Gonçalves, da Tríade Studio Coreográfico, exibiu a energia do Flamenco, recebendo longos aplausos da plateia. “A dança Flamenca é pouco difundida em nossa região. Apresentar um pouco do meu trabalho, nessa noite de retomada, foi uma alegria”, disse Gisele.
Dona do show da noite, Laurah Pessanha, de 14 anos, viveu a magia de se apresentar no palco do principal teatro de sua terra natal. Acompanhada de talentosos músicos, Laurah mostrou o quanto vem crescendo na profissão que escolheu, brilhando como cantora. No repertório diversificado, destaque para canções de Claudia Leitte, sua madrinha e técnica, no “The Voice Kids 2019”. Mostrando a nova fase de sua carreira, a estrelinha campista apresentou sua nova música de trabalho, “Por onde você for, eu vou”, que, em breve, estará disponível nas plataformas digitais.
“Que presente viver esse momento de retomada do Trianon, palco de grandes estrelas. Cantar aqui é uma honra e essa noite, seguramente, eu jamais esquecerei”, disse Laurah Pessanha.