Visando um atendimento mais personalizado aos usuários e oferecendo uma nova opção aos que buscam os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através de dispositivos eletrônicos, o secretário Marcelo Mérida reuniu a equipe e anunciou que, a partir desta semana, vai oferecer atendimento por videochamada, através da Sala Colaborativa de Multimídia, uma parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). O objetivo é humanizar o atendimento, mesmo com a utilização de recursos tecnológicos.
Empreendedores e contribuintes que utilizem um dos serviços oferecidos no espaço da secretaria, localizada nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, poderão, a partir desta terça-feira (29), agendar atendimento por videochamada, através do telefone (22) 98175-0777. Desde o ano passado, com as restrições da pandemia da Covid-19, a secretaria intensificou os atendimentos através do telefone e por WhatsApp, meios bastante utilizados pelos usuários dos serviços oferecidos no espaço.
- Desde o ano passado, estamos usando ferramentas que a tecnologia nos oferece para ampliar o atendimento às pessoas que nos procuram. Agora, vamos avançar, porque sabemos que muitas pessoas gostam de um atendimento mais próximo, mas nem sempre é possível estar presencialmente. Vamos nos conectar e buscar um atendimento cada vez melhor, integrando todos os setores da secretaria. Queremos nos aproximar e melhorar a comunicação com o contribuinte - explica Mérida, acrescentando que, à medida que o novo sistema entrar em operação, serão realizados os ajustes que forem necessários.
O secretário explica que a sala contará com um ambiente adequado para as videoconferências com monitor, para exposição de informações, programação visual e o dispositivo eletrônico. “Cada vez mais eu vejo que o mundo está exigindo maior agilidade no atendimento e na comunicação. Vamos continuar com o atendimento presencial também, mas sabemos que nem todo mundo pode vir aqui e, com isso, queremos aproximar essas pessoas dos serviços que elas buscam, evitando espera e que precisem se deslocar”, destaca Mérida, lembrando que um empreendedor que deixa o seu negócio para ter que ir à secretaria acaba tendo que suspender, temporariamente, o trabalho, gerando consequentemente, perda de receita.
O subsecretário do Cidac, José Vicente Alves Neto, também falou sobre sistema de atendimento que vem sendo implantado em setores da prefeitura, objetivando melhor oferta de serviço à população. “Essa é a finalidade do Cidac: ajudar as secretarias a trabalhar nesse momento em que a evolução tecnológica foi lá em cima na pandemia. Hoje temos esses recursos”, informa Vicente, citando ainda que, em breve, a prefeitura estará digitalizando o fluxo de documentos na administração municipal, através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).
Fazem parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico as subsecretarias de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs); Qualificação e Emprego; e Subsecretaria de Turismo, além do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). Também funcionam no espaço o Balcão de Empregos (Espaço da Oportunidade), Programa de Economia Solidária, Sistema Nacional de Emprego (Sine), que disponibiliza banco de dados nacional de emprego, e a Casa do Trabalhador, que oferece qualificação para gerar mão de obra especializada, além da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).