Dentro das comemorações pelos 187 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, o prefeito Wladimir Garotinho reinaugurou, nesta segunda-feira (28), as obras de reforma da Brinquedoteca da Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM). Em um ambiente mais lúdico, colorido e agradável para as crianças, seus familiares e equipe de profissionais que atuam na pediatria, o novo espaço conta com brinquedos pedagógicos, livros, materiais de papelaria, como hidrocores, lápis de cor e massa para modelar.
Acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, o prefeito agradeceu as empresas que aderiram ao programa Amigo da Cidade para que o espaço fosse todo remodelado. A reforma foi fruto de parceria público-privada entre a Prefeitura e as empresas Lucas Guimarães Arquitetura, Tigrão Acabamentos, Vieira Cortês Marmoraria, Consult Clínica Médica, Eletrorey Guarus, Construir Empreendimentos, Nutri Norte e G2 Acústica e Térmica.
A dona de casa, Adelza Braga, sabe bem o que é passar meses dentro de um hospital. Seu filho, segundo ela, teve uma infecção generalizada e, após três meses internado, terá alta hospitalar nesta terça-feira (29). "Estou feliz e agradecida. Feliz porque vamos voltar para a casa e ele já está brincando", disse ela, se referindo à brinquedoteca. O agradecimento foi para os pediatras e enfermeiros que cuidaram da criança. "Nos trataram e acolheram com muito carinho. Só tenho a agradecer".
"Esse é um dia especial que dedico exclusivamente às crianças. E não vamos parar por aqui. As obras já estão acontecendo e em abril será inaugurada a Clínica da Criança, no espaço onde funciona hoje a UPH de Guarus, antigo PU de Guarus. A unidade vai funcionar 24h, com cinco pediatras de plantão", afirmou Wladimir, anunciando também o lançamento, ainda nesta semana, da segunda etapa do Mutirão da Saúde, com a oferta de 6 mil exames de alta complexidade, entre ressonância magnética e tomografia. Já a terceira etapa, segundo o prefeito, será voltada para as cirurgias ortopédicas.
"Ser governante é fazer escolhas, já que não temos recursos e nem tempo para fazermos tudo o que o povo realmente precisa. Por isso, peço todos os dias a Deus que me dê sabedoria para optar pelas melhores escolhas", acrescentou.
Também presente à solenidade, a deputada federal Clarissa Garotinho ressaltou a importância do novo espaço para auxiliar no tratamento das crianças. "Uma brinquedoteca dentro de um hospital parece algo simples, mas certamente essas crianças se esquecerão da dor e até da doença quando aqui estiverem interagindo com outros pequeninos", afirmou a deputada.
Clarissa disse ainda que as emendas parlamentares para a reforma do pronto socorro do HFM já estão sendo articuladas. Como já anunciado, segundo ela, a emenda de R $10 milhões para as obras de construção do novo Hemocentro Regional de Campos foi recuperada. "Esse recurso foi conseguido pelo ex-deputado federal Anthony Garotinho, mas havia se perdido e conseguimos recuperá-lo".
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, enfatizou os avanços do governo Wladimir, principalmente na área da saúde. "Seu governo tem feito o que pode e até o que parece impossível. Vamos continuar seguindo sua orientação, que é a de trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população. Além das unidades de saúde reabertas e reinauguradas, temos as obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Guarus que estão a todo vapor, a abertura e reabertura de leitos e agora essa pérola que é a brinquedoteca. Agradeço o respeito que o senhor tem tido para com a saúde".
O diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, disse que o sentimento era de gratidão pelo apoio que o hospital tem recebido da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. "Nossas metas são ousadas e sou grato ao governo por sonhar junto com a gente. Temos médicos e enfermeiros de excelência aqui no hospital e queremos também oferecer uma estrutura de excelência aos nossos pacientes. Futuramente, o Ferreira Machado será uma unidade modelo para Campos e região".
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, ressaltou que a função de um hospital não é apenas a de promover a cura do paciente, mas sua integração com a unidade hospitalar, oferecendo um atendimento humanizado."E é isso o que estamos fazendo hoje aqui. Temos crianças que ficam internadas durante meses e é primordial que elas continuem sendo crianças", disse.
O vice-presidente da FMS, Matheus José, demonstrou satisfação em poder participar da entrega da nova brinquedoteca. "Um dia como esse nos faz entender que vale a pena trabalhar na administração pública. Estamos entregando para quem mais precisa as políticas públicas que conseguimos equacionar".
Os vereadores Marcione da Farmácia, pastor Marcos Elias, Juninho Virgílio e Leon Gomes, dentre outras autoridades, também estiveram presentes à cerimônia.