Notícia no detalhe
Mudança de temperatura aumenta casos de conjuntivite
A mudança de temperatura e a chegada do outono estão contribuindo para o aumento no número de atendimentos de casos de conjuntivite. Um dos fatores para o crescimento de casos da doença durante essa época do ano é o aumento da poeira, causado pela queda nas temperaturas e na umidade do ar. No Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado, o setor de Oftalmologia, que vinha fazendo uma média de 45 atendimentos/dia, viu este número praticamente dobrar nos últimos 15 dias, com os casos de conjuntivite superando os de traumas e corpos estranhos nos olhos.
Comparando os primeiros dez dias de abril deste ano, ao mesmo período do ano passado, o número de atendimentos ultrassou mais da metade. Em 2010, de 1º a 10 de abril, foram 300 atendimentos oftalmológicos. Agora em 2011, tomando como base o mesmo período, foram registrados 685 atendimentos. Deste total, cerca de 70% representam casos de conjuntivite.
O surto da doença está sobrecarregando o serviço de atendimento oftalmológico de emergência. Por conta disso, a direção do Hospital Ferreira Machado já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, com a UPA e com as demais unidades de saúde da Fundação Dr. João Barcellos Martins, solicitando que evitem mandar pacientes com conjuntivite para o hospital, uma vez que os mesmos podem ser atendidos por clínicos gerais e pediatras de outras unidades de saúde. Junto com o pedido, o hospital encaminhou também a esses profissionais as orientações necessárias para tratar a doença em estágio inicial ou avançado.
Principais sintomas da doença - A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras. Os principais sintomas da doença são olhos vermelhos, secreção (o tipo depende da causa), pálpebras inchadas, lacrimejamento e sensação de corpo estranho nos olhos.
As conjuntivites podem ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, mas somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais frequentemente causam surtos ou epidemias da doença. Seus sintomas são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
Driblando o contágio - As medidas preventivas incluem evitar o contato com pessoas contaminadas, bem como ambientes fechados que tenham alguém contaminado. Locais de muita aglomeração e de uso coletivo, como piscinas, praias, saunas, boates, entre outros, não são aconselháveis.
Em casos de contaminação, o ideal é separar objetos pessoais, como toalhas, roupas de cama e maquiagem, que devem ser separados e usados, exclusivamente, pela pessoa com conjuntivite, e higienizados posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18