Notícia no detalhe
Convênio entre prefeitura e Ampla vai melhorar semáforos
Dar mais visibilidade aos sinais de luzes nos conjuntos semafóricos em todos os cruzamentos das vias da cidade e interior, economizar energia, reduzir a temperatura ambiente e reduzir despesas com a manutenção dos semáforos com a troca das lâmpadas incandescentes por porta-focos com leds. Este será o resultado prático de um convênio de Eficiência Energética, celebrado no fim da tarde desta terça-feira (12), entre a Ampla e a prefeitura. O convênio, que implica na substituição de cerca de 1400 lâmpadas por conjuntos de leds, foi assinado na sede da prefeitura depois do aval da Procuradoria Geral do Município.
Pelo Governo Municipal assinaram o convênio a Prefeita Rosinha Garotinho e o presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Paulo Mósso. Pela Ampla assinaram o Gerente de Grandes Clientes, Germano Araújo, o especialista em Eficiência Energética, João Curty, e o representante institucional da Ampla, Rodrigo Rangel. João Curty destacou que os semáforos de leds economizam 80% de energia e tem durabilidade cinco vezes maior que as lâmpadas incandescentes dos semáforos convencionais.
Pragmática, a Prefeita Rosinha Garotinho quis saber do prazo para realizar a substituição das lâmpadas incandescentes pelos porta-focos com os conjuntos de leds e dos benefícios que a medida proporciona. Ela enalteceu a importância das parcerias que visam proporcionar bem estar para a coleti-vidade.
- Temos celebrado várias parcerias que asseguram benefícios à população. Desde o início do meu governo temos buscado viabilizar convênios com empresas parceiras, seja para cooperação técnica, seja para realização de ações como essa com a Ampla, que é uma das empresas parceiras do governo, e que trazem benefícios à população com a realização de serviços em parceria e suas ações de responsabilidade social, inclusive, promovendo a cultura, como agora no Consciência Ampla Cultural, que será realizado até domingo (17), no Teatro Trianon e no Palácio da Cultura - ressalta a Prefeita Rosinha.
O presidente da Emut, Paulo Mósso, destaca os benefícios do convênio para Eficiência Energética de Semáforos. "A economia e a durabilidade dos porta-focos com luzes de leds, em vez das lâmpadas incandescentes, funcionam sem aquecimento, e isso é um ganho para o meio ambiente, porque não faz aumentar a temperatura do local. O novo sistema consome menos 80% de energia, permite boa visibilidade até mesmo contra a luz do sol e tem menor custo de manutenção. Um porta-foco convencional tem uma lâmpada incandescente que, quando queima, o semáforo fica apagado, mas o porta foco de leds quando queima dois ou três, não interfere em nada na intensidade de luminosidade e não precisa manutenção", enumero Paulo Mósso.
Quando começa a substituição? - O gerente de Grandes Negócios, Germano Araújo, informou que as mudanças nos semáforos são iniciadas agora e terminam até o fim de junho. “Já recebemos o relatório com a relação dos cruzamentos onde estão instalados todos os semáforos em Campos. Iniciamos agora a medição de corrente elétrica nos atuais semáforos para a devida adequação dos mesmos para receber os novos conjuntos de leds, que vão começar a ser instalados agora em abril e início de maio e será concluído até o fim de junho”, informou o gerente.
Projeto pioneiro em Campos - “Este é um projeto pioneiro da Ampla, que é iniciado por Campos e vai proporcionar economia, benefício ao meio ambiente e mais segurança no trânsito, porque os leds emitem luzes mais nítidas, mesmo em chuvas torrenciais", ressaltou o representante da Ampla, Rodrigo Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















