Notícia no detalhe
Prefeitura descentraliza atendimento ao Acidente Biológico
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (13), Capacitação sobre o Protocolo do Manejo do Acidente Biológico, com o objetivo de dar prosseguimento à descentralização do Atendimento, iniciada em 2010, para outros hospitais de Campos. O treinamento vai permitir, ainda, a inclusão de sete municípios da região Norte Fluminense na execução do serviço, já que o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, garantia também o atendimento aos pacientes desses municípios, sobrecarregando a unidade hospitalar.
A capacitação aconteceu das 8h às 17h no auditório do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Participaram do encontro cerca de 80 representantes de hospitais particulares, públicos e contratualizados da cidade, além de representantes de São João da Barra, São Fidélis, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Francisco do Itabapoana e Carapebus.
A medida foi pactuada entre os municípios em diversas reuniões do Colegiado de Gestão Regional na Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), após solicitação do secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano. Durante o treinamento, as instituições locais e regionais definiram nova proposta de fluxograma para a descentralização.
- Com a nova determinação, os hospitais passarão a garantir o atendimento aos seus próprios funcionários. O programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) da Secretaria de Saúde, que conta com o Núcleo de Acidentes Biológicos, também, vai continuar garantindo o acompanhamento e tratamento dos casos registrados, oferecendo medicamentos, exames de monitoramento e atendimento clínico - explicou o secretário de Saúde.
O Prontocardio e os Hospitais Plantadores de Cana, Dr Beda, HEAA, Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e Geral de Guarus já estão fazendo os atendimentos, além do HFM, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Rozângela Fonseca Azevedo. “As outras instituições de Campos que vão aderir ao serviço são a 4ª Policlínica do Corpo de Bombeiros Militar, Hospital da Unimed, Hospital Pró Clínicas, CentroCor e as unidades pré-hospitalares de Goytacazes, Travessão, Santo Eduardo e Ururaí”, afirmou Rozângela.
Treinamento - A capacitação contou com o Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Kury, que abordou o tema “A contextualização do acidente biológico no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Região Norte Fluminense”. O responsável pelo Controle do Acidente Biológico do HFM, Telmo Garcia Junior, apresentou o Panorama do Acidente Biológico em Campos. Outros assuntos foram abordados, como o histórico da implantação do serviço, as situações de maio risco, formas de tratamento, liberação e fracionamento de insumos e processo de monitoramento.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira