No contexto do Programa Saúde na Escola (PSE) desde 2012 ocorre, em nível nacional, a Semana Saúde na Escola (SSE). Trata-se de uma mobilização anual nas unidades que, este ano, está abordando a temática “Prevenção da Covid-19 nas escolas”. A campanha teve início segunda-feira (04) e encerra nesta sexta-feira (8) em todo o país, com saldo positivo em Campos, já que houve a ampliação da adesão de crianças e adolescentes à vacinação.
De acordo com a coordenadora do PSE de Campos, Catia Mello, o Programa iniciou esta mobilização de forma antecipada, com a vacinação e a testagem itinerante nas escolas da rede municipal, visando ampliar a adesão da vacinação do público infantil contra covid. Até quinta-feira (7), 1867 testes foram realizados, sendo 1456 em alunos e 231 em profissionais, com 99,59% de casos negativos. E 830 doses da vacina foram administradas – 741 em alunos e 89 em profissionais.
“A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios e consequências em diversas esferas da sociedade. As medidas de distanciamento social, incluindo o fechamento prolongado das escolas, impactaram na educação, na saúde mental, na segurança alimentar e nutricional e na proteção social de crianças e adolescentes. Por isso, o PSE facilita e potencializa ações que contribuam para o preparo dos atores envolvidos localmente no retorno seguro às aulas presenciais, para novas práticas a partir das perspectivas científicas sobre os cuidados de prevenção, promoção e reabilitação em saúde, bem como para a manutenção da segurança sanitária que propicie um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem estar da comunidade escolar”, explicou Catia.
A testagem itinerante contemplou, nesta semana, centenas de estudantes das Escolas Municipais Albertina Azeredo Venâncio, João Goulart, CIEP Francisco Portela, Cláudia Almeida Pinto de Oliveira e Farol de São Tomé. Já a vacinação itinerante contemplou as Escolas Municipais Custódio Siqueira, Professor Walter Siqueira Manhães, Francisco Ribeiro Siqueira, Sagrada Família e Manoel Simões de Rezende.
A Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola teve início em 2012 com o tema prevenção da obesidade, com a intenção de ser uma atividade inaugural das ações do PSE. Trata-se de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontece em torno de temas de mobilização nacional com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.
A Semana Saúde na Escola visa iniciar a mobilização sobre temas prioritários de saúde até serem trabalhados ao longo do ano letivo nas escolas. Seus objetivos específicos visam fortalecer ações de política de governo prioritárias, no âmbito da saúde e da educação; socializar as ações e compromissos do PSE nos territórios; fortalecer o Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE enquanto sistema de informação, gestão, monitoramento e avaliação do Programa e da saúde dos educandos; Incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica; fortalecer a comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica; socializar as ações desenvolvidas pelas escolas; fomentar o envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais; mobilizar as redes de atenção à saúde para as ações do PSE.