Notícia no detalhe
Esporte provoca turismo e desenvolvimento no Morro do Itaóca
O Morro do Itaóca, importante ponto turístico de Campos, está prestes a ganhar o status de Parque Ambiental de Esportes Radicais. A idéia, que foi lançada esta semana com uma reunião na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), pretende transformar o local, que já é utilizado por diversos desportistas, em um ponto de referência para atletas e turistas.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, entre outras secretarias, a Fundação Municipal de Esportes pretende realizar dezenas de melhorias e intervenções que devem transformar o Morro do Itaóca em um dos pontos mais importantes do esporte e do turismo de Campos.
Um anteprojeto foi apresentado à Prefeita Rosinha Garotinho, no final do ano passado, pelo diretor do departamento de esportes radicais da FME, Romeu Lins. A aprovação prévia deu início aos trabalhos. Uma equipe de arquitetos, engenheiros ambientais, em parceria com a Associação de Vôo Livre de Campos, ainda trabalha no projeto final do que deve ser um dos locais mais visitados de Campos nos próximos anos.
Estão programados para o Morro do Itaóca um mirante; um Centro Ecumênico para receber igrejas e fiéis de várias denominações; marcação de trilhas para Mountain Bike; reforma das rampas de salto de parapente; Guarda corpo nas áreas da prática esportiva; marcação e reforma da rampa de asa delta; construção de um estacionamento; além das melhorias no acesso ao Morro. Também estão programados a construção de uma pista de skate quadri-banks e a reforma da pista de parapente e asa delta no distrito de Santa Maria.
Com a experiência de quem viu e participou de projetos semelhantes no Sul do país, o diretor da FME, Romeu Lins, acredita que a cidade pode se tornar referência em esportes radicais no Brasil. “É bom destacar que isso não é um sonho, é algo real. Campos é um dos melhores locais do Brasil para a prática do vôo livre, estamos transformando o Morro do Itaoca em um local seguro para a prática desses esportes. Campos terá condições de sediar competições e de formar novos atletas”, declarou.
Para o presidente da FME, Magno Prisco, resgatar a importância do Morro do Itaóca para o turismo e o esporte será um dos marcos dessa administração. “O Morro do Itaóca é um local privilegiado, mas nunca foi devidamente valorizado e estamos tentando fazer isso agora. Vamos dar ao local a importância que ele merece com toda a estrutura necessária para receber turistas e atletas”, destacou Magno Prisco.
O grupo já visitou o Morro no início da semana e a apresentação do projeto completo deve acontecer ainda neste mês, não há ainda uma previsão para o início das obras no local.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18