As inscrições para o XIX Exame de Estágio Profissionalizante de Direito da Procuradoria Geral do Município começaram nesta terça-feira (19) e vão até o dia 13 de maio, das 9h às 17h, na Procuradoria. A prova será realizada dia 29 de maio, às 10h, na Universidade Cândido Mendes, conforme calendário acordado entre o Procurador José Quintino Barreto, coordenador do Estágio da Procuradoria e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, responsável pelos atos de contratação e lotação dos estagiários.
“A inscrição é gratuita e, conforme edital publicado nesta terça-feira (19), os alunos devem chegar com uma hora de antecedência. Esta 19ª edição do Exame de Estágio Profissionalizante de Direito é mais uma oportunidade ofertada pela Prefeitura, por meio do Programa Primeira Chance, criado na gestão do prefeito Wladimir Garotinho”, detalha José Quintino, que acrescenta que, antes de comparecer na sede da Procuradoria para inscrição, o acadêmico deve examinar os termos das disposições e requisitos necessários para o certame, de acordo com o edital.
O Secretario Wainer Teixeira destaca que “o Programa Primeira chance visa possibilitar e assegurar aos jovens a vivência profissional, bem como a experiência de atuar em novos ambientes através de formas diversificadas de sociabilidade. Podem participar do processo seletivo os acadêmicos de Direito regularmente matriculados em curso de graduação, mantido por estabelecimentos de ensino oficialmente reconhecidos, sediados no Estado do Rio e que possuam convênios com o município”, observa Wainer.
ESTÁGIÁRIOS QUE JÁ ATUAM NA PROCURADORIA
Acadêmicos de Direito aprovados no XVIII Exame de Estágio Profissionalizante, em 2021, já estagiando na Procuradoria Geral do Município, relatam sobre como está sendo a experiência do aprendizado do Direito, na prática.
“Participei do Exame no ano passado e fui aprovada. Quando me inscrevi estava terminando o 7º Período e, quando foi concluída a etapa final do Exame, eu estava no 8º período. Iniciei o estágio aqui na Procuradoria em agosto de 2021 e, neste período, tenho aprendido muito. O procurador José Quintino, coordenador do Programa de Estágio, tem sido um ótimo professor de aula prática. É paciente com todos os estagiários e formou um ambiente profissional muito bom, nos tornamos uma família. Na faculdade aprendemos o Direito na teoria e, aqui, na prática”, destaca a estagiária, Leidilane Peixoto Toledo.
Daiane Azevedo Gnoatto não esconde a satisfação pela oportunidade do estágio numa instituição que oferece amplo conhecimento na prática. “Me inscrevi para participar ano passado e foi minha primeira oportunidade. Quando chegamos para iniciar o estágio a receptividade foi muito boa. Não tinha nenhuma noção da parte processual. Tudo que hoje sei, aprendi aqui. O clima é muito bom, porque é um ambiente com procuradores experientes e as pessoas são solidárias. O procurador coordenador do estágio está sempre atento e com boa vontade e paciência nos proporciona experiências enriquecedoras”, declara Daiane, que está determinada a ser procuradora.
Numa breve pausa para entrevista, Bianca Crespo Pessanha, que manuseava uma pilha de processos ao lado do procurador, destacou o bom ambiente para o aprendizado. “Desfrutamos aqui uma experiência muito boa para nossa formação. Estamos num excelente lugar para aprendizado e aprimoramento profissional. Seria muito bom se todo formando de Direito tivesse a oportunidade de estágio no nível que é proporcionado aqui na Procuradoria”, destaca Bianca.
Samuel Pessanha, que também ingressou no estágio ano passado, a oportunidade para estagiar na Procuradoria é muito valiosa. “A experiência que estamos vivenciando na Procuradoria é muito valiosa para nossa formação como advogado. O ambiente aqui é propício para a boa formação dos operadores do Direito e estamos tirando muito bom proveito dessa oportunidade, absorvendo conhecimento para a prática, com elevado nível de profissionalismo”, aprova o futuro advogado.