“Aqui foi um compromisso nosso com as mães do município que buscavam atendimento pediátrico e não tinham onde encontrar a sua referência e agora têm. Portanto, se tiver problema com seu filho, já sabe onde buscar e encontrar atendimento”. As palavras são do prefeito de Campos Wladimir Garotinho, durante inauguração da Clínica da Criança, nesta quarta-feira (20). O espaço, onde funcionava a antiga Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, foi totalmente equipado e preparado de forma lúdica para atender crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
Durante a solenidade, que contou com várias atividades infantis e as presenças do Mickey e Minnie, o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, informou que, além dos 20 leitos disponíveis na Clínica da Criança, o Centro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), que também possui 20 leitos, será ampliado e passará a contar com 30 no total.
“Então temos 50 leitos na região central de Campos, incluindo Jardim Carioca, em Guarus, e o HPC, a área central. São 50 leitos de emergência pediátrica para as crianças de Campos. A porta de entrada passa a ser na Clínica da Criança e no Hospital Plantadores de Cana. Havendo algum caso mais grave, de internação, será encaminhado para o Hospital Geral de Guarus (HGG)”, enfatizou Wladimir, garantindo que essa é a realização e materialização de mais um compromisso feito durante campanha.
REFERÊNCIA PEDIÁTRICA
O prefeito ressalta que a unidade será uma referência em pediatria para toda a região. Disse, ainda, que a clínica não é a única, já que o Pronto Socorro pediátrico, anexo ao HPC, também possui 20 leitos e atende 24h, em sete dias da semana.
“Aqui será a Clínica da Criança – unidade Guarus – e lá, Clínica da Criança – unidade Centro, que já está inaugurada e funcionando. Então já são duas e é motivo de satisfação poder realizar esse feito”, informou Wladimir, pontuando que “a cidade precisa de muita coisa. Era quase tudo destruído, tudo acabado. Mas, ninguém pode negar o quanto nós estamos trabalhando e estamos fazendo. Ninguém pode, porque o que não se viu em quatro anos, já foi feito em apenas um ano e vamos continuar fazendo”.
O vice-prefeito, Frederico Paes, comentou que uma das prioridades do prefeito Wladimir Garotinho era a inclusão da Clínica da Criança. “Queria dizer que isso aqui é um atendimento, não só para a população de Guarus, mas para toda Campos. Está sendo criada uma referência de atendimento pediátrico no município. Como lá no HPC, hoje, também por determinação de Wladimir, foram abertos 20 leitos para atendimentos exclusivos para crianças”.
Paes garantiu que a pediatria no Hospital Geral de Guarus (HGG) não será fechada. “É importante dizer isso, que continuaremos com os leitos lá, porém, para internação. Aqui (Clínica da Criança) vai ser exclusivamente atendimento emergencial. A porta de entrada, ou seja, a referência que os pais terão para trazer seus filhos e para o nosso Hospital Plantadores de Cana também. A determinação de Wladimir é para que se crie polos de atendimento em toda a cidade, dessa forma, as pessoas saberão aonde procurar unidades médicas”, informou.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, falou que esse é um fato histórico. “A Clínica da Criança é uma porta aberta 24h, com cinco pediatras todos os dias, de segunda a segunda, ininterrupto, para que possamos dar segurança e assistir a nossa população, além do Pronto Socorro Pediátrico no Hospital Plantadores de Cana. E a nossa rede também continua a atender: o Hospital São José, as outras UPHs, como Saldanha Marinho, Travessão, Ururaí, Farol de São Tomé, Santo Eduardo e as Unidades Básicas de Saúde”.
Também compareceram à solenidade, a diretora da Clínica da Criança, a pediatra Jodinéa Cesário; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; o presidente do HPC, Márcio Rocha; o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro; o vice-presidente da FMS, Matheus José, além dos vereadores Marcione da Farmácia, que é o presidente da Comissão da Saúde na Câmara Vereadores, Pastor Marcos Elias, Cabo Alonsimar, Juninho Virgílio e demais autoridades.