A Prefeitura de Campos efetua nesta sexta-feira (29) o pagamento dos servidores municipais, o que representa uma injeção de recursos na economia local de R$ 110 milhões, valor da folha referente ao mês de abril. O pagamento seria efetuado no quinto dia útil do mês subsequente, mas o prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta quarta-feira (28), a antecipação em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, e também Dia das Mães, no próximo dia 08. Desde o início da atual gestão, no passado, o funcionalismo municipal teve os pagamentos regularizados e está com os salários em dia.
Além da remuneração dos servidores, a prefeitura também está dando continuidade ao pagamento da equiparação salarial dos profissionais da Educação ao piso nacional, passivos de férias e rescisões. De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, em 2021, a meta foi regularizar a folha de pagamento. Em seguida, estabelecer um calendário e, após levantamento realizado pela secretaria, colocar em dia.
Durante o anúncio do pagamento da equiparação salarial dos professores, o prefeito explicou que a portaria presidencial foi publicada em fevereiro e que os dois primeiros meses de vigência da lei também serão pagos. “Estamos cumprindo nosso compromisso e pagando abril, agora neste pagamento, e os retroativos dos meses de fevereiro e março serão pagos, de forma parcelada, cumprindo o compromisso com os professores”, disse o prefeito, lembrando que a prefeitura também vem pagando os passivos dos servidores municipais, como férias, auxílio-funerário e rescisões, sendo muitos em atraso desde 2017.
O prefeito, que recentemente tinha anunciado a antecipação do pagamento para o quinto dia útil do mês subsequente, após consultar as secretarias de Administração e Fazenda, anunciou o pagamento nesta sexta-feira, fazendo com que os servidores passem o Dia do Trabalhador com o pagamento na conta. “Sempre que possível, antecipamos o pagamento em datas comemorativas para aquecer o comércio da nossa cidade”, disse o prefeito, que também ressaltou a importância de antecipar o pagamento também como forma de homenagear os servidores pelo 1º de Maio.
TODOS NA MESMA DATA
Além de servidores estatutários, aposentados e pensionistas, também, receberão nesta sexta os cargos comissionados e prestadores de serviço do Regime de Pagamento Autônomo (RPA) e contratados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que estão atuando dentro do tempo regular para processamento da folha de pagamento. Junto com o pagamento de abril, também continuam sendo pagos os passivos de férias e as rescisões de contratos temporários que terminaram entre 2017 e 2021. O pagamento dos servidores vem sendo efetuado, regularmente, desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, que está mantendo em dia o pagamento e regularizando benefícios em atraso. No ano passado, 15 folhas de pagamento foram efetuadas, incluindo o que foi deixado em atraso pela gestão passada.
O pagamento em dia dos servidores permite que façam o planejamento familiar e também aquece a economia porque são cerca de R$ 110 milhões circulando na economia local, além de contribuir para a manutenção de postos de trabalho em toda cadeia produtiva. “Uma das metas do prefeito Wladimir Garotinho no ano passado era colocar os salários em dia e, este ano, que fosse estabelecido um calendário para que os servidores pudessem se programar melhor. Agora, a prefeitura está pagando direitos dos servidores em atraso desde 2017”, informa o secretário.