Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram neste sábado (14) atendimentos às famílias do conjunto habitacional Morar Feliz, do Parque Santa Clara, na primeira edição do programa “Morar com Saúde”. Na quadra da Vila Olímpica do bairro, os moradores que foram previamente cadastrados receberam atendimento médico (clínico geral e pediatra), avaliação odontológica e assistência farmacêutica. Também foram disponibilizadas vacinas, agendamento de exames citopatológicos (preventivo), de mamografia, laqueadura e vasectomia. Os moradores puderam solicitar também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os moradores que foram atendidos destacaram a qualidade dos serviços.
Beatriz de Souza, 24 anos, aproveitou o atendimento para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Eu cheguei e, logo, fui informada que poderia tomar a vacina. Excelente, porque eu não tinha conseguido tomar a segunda dose. Rapidinho consegui e eu já estava há bastante tempo sem tomar”, afirmou Beatriz. Luciana Gomes, 48 anos, trabalha como garçonete e conseguiu fazer o exame oftalmológico. “Estão de parabéns. A organização, está tudo direitinho. Eu estava sem tempo mesmo de ir, aí eu aproveitei essa oportunidade. Agradeço, adorei. A doutora muito simpática e atende a gente muito bem", disse Luciana.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, acompanhou o trabalho das equipes na Vila Olímpica. “O programa Morar com Saúde aproxima a população do sistema de saúde, principalmente, com a atualização do cartão de vacinação das crianças, a única proteção para elas", afirmou Hirano, lembrando que o programa veio para ficar.
- Esse é um programa que veio pra ficar e vai ao encontro da população para oferecer esses serviços. Prefeito Wladimir, parabéns pelo trabalho reconhecido por todos. Nossa saúde tem tido avanços. Vamos avançar muito na atenção primária e na estratégia da família - reforçou.
O subsecretário de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro, também destacou o resultado positivo da ação. “Tivemos um resultado superpositivo com o retorno que a população nos deu. A primeira visita que a gente faz a um dos condomínios com Morar com Saúde, que é um projeto de extrema importância social para acolher as pessoas, principalmente, nos últimos anos, quando a população ficou abandonada. Agora, a gente está conseguindo reabrir unidades básicas de saúde e estamos reformando o Hospital de Guarus. Além disso, as pessoas saem daqui encaminhadas para unidades mais próximas, onde elas vão continuar dando prosseguimento ao atendimento, fazendo exames, consulta com dentista para quem precisar”, destacou Rodrigo Carneiro, lembrando que esse é um dos marcos do governo Wladimir Garotinho.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também esteve presente com ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate a roedores e agendamento para castração de animais. "Hoje nós estivemos aqui com todo o atendimento de vacina antirrábica, com todos os nossos agentes visitando as casas, combatendo o mosquito transmissor da dengue", afirmou Carlos Morales diretor do CCZ. O “Morar com Saúde” tem como parceiros a concessionária Águas do Paraíba e o Pronto Cardio, que aderiram ao programa Amigo da Cidade. O programa foi criado pela atual gestão, por meio de decreto municipal, para que empresas privadas ajudem nas demandas do governo.