A Prefeitura de Campos participou nesta terça-feira (17) de assembleia geral do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), referente ao mês de maio, realizada em Miracema, no Noroeste Fluminense. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, representou o Prefeito Wladimir Garotinho e, também, estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior. A assembleia contou com a participação de prefeitos e representantes de municípios que fazem parte do consórcio.
Entre os principais temas da assembleia, estava o Programa Serviço de Inspeção Municipal (SIM/Cidennf), incluindo as adequações para atendimento ao programa, aprovação da Resolução contendo os critérios de repasse; deliberação sobre os contratos dos municípios consorciados interessados em aderir ao programa; alteração do regulamento e do protocolo de intenções/contrato de consórcio público para incluir como finalidade do Cidennf a realização do SIM de origem animal e vegetal.
- Foi uma reunião bastante produtiva, onde mais uma vez tivemos a oportunidade de debater propostas, visando o desenvolvimento regional. Entendendo a importância do consórcio intermunicipal para fortalecimento dos pleitos estaduais e federais, o Prefeito Wladimir Garotinho faz questão que o município de Campos esteja representado e participe dos debates - afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust.
O secretário de Agricultura explica que existe um movimento do Cidennf para que se construa uma proposta para criar um Sistema de Inspeção que atenda todo consórcio. “Criando esse sistema, a gente amplia a capacidade de comercialização dos produtos das pequenas agroindústrias com certificação no SIM para comercialização de todos os seus produtos em nível nacional, mas precisamos ter cautela e tranquilidade com condições de se organizar para isso. Entendemos que a direção está certa, mas temos que ter cautela e preparar melhor nossas pequenas agroindústrias no atendimento das exigências necessarias para terem uma certificação que precisam de mais investimentos - disse Almy lembrando Campos possui o SIM desde 2011, dando a quem conquista este selo o direito de comercializar os seus produtos dentro do município de maneira legalizada.
Vários municípios participaram da assembleia do Cidennf, que tem como presidente a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Cerca de 10 municípios foram representados. Além de Campos, Quissamã e Macaé, os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Miracema, Porciúncula, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana também participaram do encontro, que contou ainda com a presença do secretário executivo do consórcio, Vinícius Viana.