A Semana do MEI 2022, que segue até hoje no Calçadão Francisco de Paula Carneiro, vem atraindo empreendedores na tenda montada no Centro. O evento é uma realização da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Norte Fluminense) e participação do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). O evento começou na terça-feira (17).
A empreendedora Débora Matos do Espírito Santo contou que se tornou MEI em plena pandemia após inscrição on-line em virtude do momento de restrições. Ela tem uma fábrica de travesseiros e falou sobre o seu processo de formalização. “Minha história começou na pandemia. Ali, eu descobri meu lado empreendedora que eu não conhecia, e me tornar MEI me deu esse suporte. Abriu portas para várias possibilidades”, disse Débora, ressaltando a importância de se profissionalizar.
Segundo Débora, a formalização trouxe vários benefícios. “A formalização é fantástica. A gente precisa se redescobrir. Fica a dica para quem está desempregado, amargurado e triste: que descubra dentro de você o que tem de melhor e traga sua experiência e seu talento. O MEI está aqui para te ajudar, te orientar, te encher de informações e te preparar para o mercado de trabalho”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, informou que a Semana do MEI 2022 está oferecendo vários serviços aos Microempreendedores Individuais, como formalização, mudança de atividade e emissão de boletos. “Também estamos com o Fundecam com linhas de crédito para empreendedores com juros de até 2% ao ano e um teto de até R$ 10 mil, por mês. É um atendimento completo atendendo a todas as demandas que eles precisam”.
"Campos é uma cidade empreendedora. Tem 34 mil MEIs e ocupa o 8º lugar no Estado do Rio de Janeiro. Nesta semana, estamos aqui para ajudar a quem ainda está na informalidade a se formalizar para que estes empreendedores tenham vida longa com a atividade que gostam. Por meio da formalização, eles podem emitir nota, conseguir empréstimos, além de contribuir para a Previdência Social, tendo seus direitos trabalhistas garantidos. A formalização do MEI é garantida por lei e o custo é de cerca de R$ 60", esclarece o secretário, lembrando que o mesmo atendimento é oferecido na sede da secretaria, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro.
O coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, falou sobre os resultados da Semana do MEI nestes dois dias. “Semana muito positiva. Além dos atendimentos que estão sendo feitos no Calçadão, com muitos interessados, fizemos também dois treinamentos com bastante adesão e mostrando que os empresários locais estão querendo progredir e crescer de forma estruturada. Precisamos ampliar cada vez mais os conhecimentos em gestão para que as micro e pequenas empresas do município cresçam de maneira sólida”, destacou
O Fundecam estará participando junto com outras instituições financeiras do Café com Crédito, uma iniciativa do Sebrae Norte Fluminense, que será realizado nesta quinta-feira (19), de 8h30 e 12h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos). “Colocaremos vários agentes financeiros para se conectar com os empresários e uma palestra: como se preparar para acessar o crédito”, completa o coordenador regional do Sebrae.
O agente de crédito do Fundecam Mauro Andrade também estará participando. Nesta quarta-feira (18) aconteceu a palestra sobre "Empreendedorismo e a importância da formalização", abordando benefícios, obrigações e deveres quando se tem um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Na terça-feira (17), a palestra foi sobre WhatsApp Business também na secretaria.