Comemorando 25 anos de formação da Guarda Mirim, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realizou nesta terça-feira (24), a formatura de 30 Guardas Mirins turma 2019, que teve como ponto alto, o retorno dos ritos militares que há dois anos estavam suspensos devido à pandemia da Covid-19. Na ocasião, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou a abertura de 100 vagas para nova turma e o pagamento da “bolsa de estudos” aos jovens formandos, que vai acontecer no próximo mês.
Wladimir entregou a instituição uma Van zero quilômetro, que vai servir aos projetos da FMIJ. “São 25 anos de história, a Guarda Mirim foi criada pelo meu pai Garotinho e reestruturada pela minha mãe, Rosinha. É importante manter, dar continuidade a esse programa para que essa garotada, que precisa de disciplina e orientação, possa alçar voos maiores na vida”, diz o prefeito.
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Fabiano de Paula, faz coro com o prefeito e garante a estruturação da guarda. “Vamos dar continuidade ao projeto que muda a vida das crianças e adolescentes. Seguimos o compromisso do prefeito, que é cuidar das pessoas. Vamos manter e dar um novo tempo aos guardas”.
O vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, é exemplo de que todos podem ter um futuro promissor, já que quando jovem, também fez parte da Guarda Mirim. "Fui Guarda Mirim. Já estive no lugar de vocês e sei o que estão sentindo. Saiba que todos podem ter um futuro melhor. Hoje estou como vice-presidente desta casa, que tanto me acolheu", disse para os formandos.
Há mais de duas décadas, a Guarda Mirim transforma a história de milhares de adolescentes. Mais do que novos caminhos a trilhar, muitos dos jovens que passaram pelo programa descobriram uma nova perspectiva de vida, vislumbrando que é possível sonhar com um futuro melhor para si, entendendo que é necessário lutar para conquistar esta realização.
Emocionado, Thauan Rodrigo Moreira Rangel, 18 anos, relata que desde os 14 anos participa dos projetos da Fundação. “Entrei no Qualifica Jovem, mas já no intuito de fazer parte da Guarda. Sempre foi um sonho estar aqui. A Guarda mudou minha vida, tive acesso a curso de meio ambiente e estou realizado por ter feito parte dessa história”.
Com a certeza de onde quer chegar, o Guarda Mirim Wenderson Tavares entrou no programa com 15 anos, incentivado pelo pai. Hoje com 19, comemora sua aprovação na primeira fase do concurso da Polícia Civil e considera sua passagem pela GM um passo importante para conseguir crescer. “Isso aqui foi a porta de entrada para o mundo militar. Todos os instrutores me incentivaram para fazer a prova, estudei muito e agora estou treinando para fazer a prova de aptidão física. A guarda agregou muito a minha vida”.
Henrique da Conceição está no programa desde os 15 anos. “Aqui aprendi a ser mais disciplinado, aprendi, com toda certeza, a me tornar um homem mais preparado para a sociedade”.
Laura Beatriz Correa Pessoa, 18 anos, se destacou e foi escolhida a comandante da GM. “Entrei com 15 anos e hoje saio daqui uma pessoa bem melhor e bem diferente. A Guarda Mirim é um aprendizado que vai me ajudar na carreira militar, que quero seguir”.
Na Guarda Mirim, os jovens aprendem sobre ordem unida, música, esporte e cursos diversos. Para fazer parte do grupo, o adolescente deve ter no mínimo 15 anos e estar cursando pelo menos o 8º ano do Fundamental 2. As inscrições para a nova turma devem acontecer no próximo semestre. Além de secretários municipais, estiveram presentes na solenidade de formatura, o vereador Leon Gomes.